sexta-feira, 14 de março de 2008

ÍDOLO Slash homenageia guitarrista Rory Gallagher em show na Irlanda

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: ShowBizIreland.com; RoryOn.com-1; Wikipedia.org/RoryGallagher; RoryOn.com-2
Imagens: ShowBizIreland.com


Slash fez uma homenagem ao guitarrista irlandês Rory Gallagher em um dos shows do Velvet Revolver no clube Ambassador em Dublin, na Irlanda. A banda fez dois shows na capital da Irlanda nesta semana (um na quarta, dia 12, e outro na quinta, dia 13) e Slash fez questão de vestir uma camiseta (foto) em homenagem a Gallagher, uma lenda do blues que morreu prematuramente em
1995, devido ao uso abusivo de álcool e drogas, aos 47 anos.

Slash é um fã de longa data de Rory Gallagher e freqüentemente lista o herói irlandês da guitarra entre suas influências, junto a outros grandes nomes do rock como AC/DC, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Rolling Stones e Thin Lizzy. Slash chegou inclusive a tocar com Gallagher em 09 de março de 1991, num show do irlandês no Roxy Theater de Hollywood (sim, no mesmo Roxy onde o Guns n' Roses fez alguns dos melhores shows de sua carreira quando ainda era uma banda desconhecida).

Naquela noite Slash estava no Roxy apenas para assistir ao show de Rory, mas foi surpreendido no meio do show com um convite para tocar. Sem pensar duas vezes, Slash subiu ao palco e dividiu solos como Rory (foto) em um medley matador de 'Bullfrog Blues', 'Nadine' e 'Little Queenie'. Mais tarde Slash declarou que ter tocado com Rory naquela noite foi uma das maiores emoções que ele já vivera. E revelou que a noite continuou: 'Depois do show nós tocamos uns blues no quarto de hotel dele e foi animal', disse Slash (uma outra foto rara do encontro dos guitarristas pode ser vista AQUI).

Para ter uma noção de quanto Slash gosta de Rory, e também para ter uma noção de como Rory realmente debulhava na guitarra, veja vídeo abaixo. O vídeo mostra um depoimento de Slash, incluindo uma narração emocionada de seu encontro com Rory no palco em 1991 e imagens de ambos no show de Los Angeles.


VÍDEO Entrevista com Slash sobre Rory Gallagher



A notícia da morte de Rory em 1995 pegou Slash de surpresa, no meio de uma turnê do Slash's Snakepit na Europa.

- O que? Rory Gallagher está morto? Jesus. Quando meu empresário me disse que eu ia tocar em um tributo ao Rory, eu não imaginei que fosse porque ele tivese morrido. Eu estava em turnê na Finlândia e não sabia de nada. Aquilo acabou co meu humor. Rory foi uma grande influência para mim. Quando eu era moleque, eu tinha todos os discos dele e ouvia direto. Para mim ele é um dos maiores guitarristas de todos os tempos.

Depois de ler os depoimentos de Slash e assistir aos breves trechos do vídeo acima eu digo uma coisa: Slash tem razão, o cara toca muito! E eu já sei exatamente o que fazer a respeito: vou correr atrás de vários CDs desse tal de Rory Gallagher!


LEIA MAIS:

50 clones de Slash invadem a maratona de Los Angeles
Ace Frehley chama Slash para tocar em seu novo disco solo
Slash grava guitarras para "We are the World versão 2008"
Slash, Jerry Cantrell e Tom Morello tocando o clássico 'Jailbreak' do Thin Lizzy!





Encontre: Rory Gallagher; Slash; Velvet Revolver

Nenhum comentário: