quinta-feira, 6 de março de 2008

ENTREVISTA Duff fala sobre tocar baixo, seus heróis da música, Velvet Revolver e os velhos tempos de Guns n' Roses

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fonte: EGigs.co.uk; UnderCoverHD.com; Blabbermouth.net
Imagens: ContactMusic.com; VelvetRevolverForum.com


Duff Mckagan (foto) concedeu uma longa entrevista para o site EGigs.co.uk, na qual falou sobre Velvet Revolver, Guns n' Roses, s
eu início de carreira tocando em bandas punk de Seattle, suas influências musicais e outros assuntos interessantes.

O blog NotíciasdoGuns publica abaixo com exclusividade a tradução dos melhores momentos dessa entrevista com Duff. Além disso, o blog fez uma seleção de fotos e vídeos de artistas mencionados por Duff para você po
der conhecer melhor as influências do baixista e entender exatamente do que Duff está falando na entrevista...

Sobre como começou a tocar:

- Quando eu era moleque eu tocava tudo quanto era instrumento, porque eu era o mais novo em casa e todos os meus irmãos e irmãs tocavam e cantavam. Sempre tinha uma guitarra ou um violão largado em casa, tinha sempre também um baixo e tinha até bateria em casa. Quando eu comecei a tocar em bandas punk em Seattle (foto), eu tocava baixo em uma banda, guitarra em outra banda e bateria na outra.

Sobre porque escolheu tocar baixo:

- Quando eu fui para Los Angeles eu tinha 19 anos e podia tocar qualquer coisa, baixo, bateria ou guitarra. Mas a minha bateria era uma merda e naquela época, em 1984, os
guitarristas estavam todos tocando aquelas porras tipo Eddie Van Halen e Ingwe Malmsteen. Eu tocava mais no estilo do Steve Jones, do Johnny Thunders. Então eu imaginei que seria muito mais fácil para mim entrar na cena tocando baixo, pelo menos para conhecer as pessoas e tentar arrumar uma banda.


== Seleção de vídeos do blog ==



Sobre seus baixistas favoritos:

- Dois meses atrás eu me senti totalmente inspirado para tocar baixo e comecei a fazer aulas com uns caras muito bons de jazz fusion. Eu tenho ouvido muitos baixistas de jazz. John Paul Jones é um herói para mim e James Jamerson é provavelmente o baixista mais animal, você sabe, foi ele quem fez toda aquele som da Motown e é de lá que o baixo do rock moderno veio, veio de Jamie Jameson.

Sobre sua linha de baixo favorita:

- Eu quero aprender a tocar Good Times Bad Times do Led Zeppelin. Eu tô tocando essa música direto. Se você ouvir essa música com atenção, você enlouquece. É uma música brutal para tocar. Mas é animal.

Sobre os melhores shows que já viu:

- Eu vi aquele famoso show do Led Zeppelin em Seattle em 1977, o The Clash em Seattle em 1979. Esse show do Clash foi provavelmente o show mais incrível que eu já vi. Eu vi o Iggy Pop em 1980, todos os shows dele naquela época eram animais, quando o Brian James estava na banda dele era muito animal. E os shows do Prince. Você sabia que ele fez uma temporada de uns oito meses, tocando quatro ou cinco vezes por semana no clube 31-21 de Las Vegas? Aquilo foi completamente inspirador para mim. Como músico o Prince é provavelmente o cara mais animal pra assistir ao vivo.

== Seleção de vídeos do blog ==



Sobre os melhores shows que já fez:

- Tivemos uns shows muito bons na turnê do Velvet. Alguns shows no Reino Unido, o show no Hammersmith [lendária casa de shows] foi animal. Teve outro em Glasgow que foi muito bom também, a platéia estava curtindo tanto que parecia que nada podia dar errado. Nesses dias você consegue relaxar, tocar melhor e parece que você entra no groove. Outro show animal foi o que fizemos no Hammerstein Ballroom em Nova York agora na virada do ano de 2007 para 2008. Por algum motivo aquele show foi mágico.

VELVET REVOLVER - 'GET OUT THE DOOR'
Ao vivo no Hammerstein Ballroom, Nova York, EUA, 31 de dezembro de 2007




Sobre como se relaciona com os caras do Velvet:


- Você sabe, a gente se entende musicalmente e é isso que importa. Eu e Matt somos bons amigos e, claro, eu e Slash somos bons amigos. Nós fizemos tanta coisa juntos que eu acho que você pode dizer que a gente tem a música em comum.

Sobre artes marciais:

- Para mim estar bem fisicamente ajuda muito nas turnês. Eu faço um tipo de
kick boxing chamado Yukita Kon, que é o kick boxing tradicional, assim eu fico com a cabeça boa e focado. se eu estou bem fisicamente eu consigo 'durar mais' na estrada.

Sobre viajar com a família nas turnês:

- É legal quando eles podem estar comigo. Agora na época da folga da primavera eles vão para Londres com a gente. Quando eles estão comigo eu faço muito mais coisas do que se estivesse sozinho. Eu acho muito mais legal a situação de hoje, quando eu tenho a minha família e as minhas filhas, que me admiram, do que antigamente [na época do Guns n' Roses] quando eu praticamente ficava tentando me matar diariamente.

Sobre o vício em álcool e drogas na época do Guns n' Roses:

- Tudo era muito bom no começo, mas a partir do momento em que eu me tornei um viciado e um alcoólatra tudo deixou de ser uma diversão e se tornou uma obrigação, porque você precisa alimentar o vício. E tem aquela história, você pensa: 'se eu parar eu vou sentir falta, vou sofrer, vou ter que me desintoxicar', então você não pára e se ferra cada vez mais. Durante um tempo foi só diversão, mas a diversão não durou tanto quanto eu gostaria.


LEIA MAIS:

Velvet Revolver faz show acústico para série Stripped (vídeo e áudio!)
Duff: Espero que um dia eu e Axl possamos, pelo menos, voltar a nos falar
AMERICAN MUSIC AWARDS 1990 Slash e Duff soltam um 'fuck' atrás do outro
Duff vai à feira. De música, claro
Duff explica porque Paul Stanley do Kiss não produziu Appetite
Duff não vê problemas em 'diversificar' os negócios do Velvet Revolver





Encontre: Duff Mckagan; baixo; Guns n' Roses; Velvet Revolver

Nenhum comentário: