quarta-feira, 7 de novembro de 2007

AWARD Duff explica porque Paul Stanley do Kiss não produziu Appetite

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: ClassicRockMagazine.com1; ClassicRockMagazine.com2; Blabbermouth.net; GNROnTour.com
Imagens: ClassicRockMagazine.com; RobertJohnPhotography.com; PaulStanleysParadise.com; Gibson.com


Duff explicou nesta segunda-feira porque Paul Stanley (foto), vocalista do Kiss, não produziu Appetite For Destruction, o clássico álbum de estréia do Guns n' Roses. Duff contou a história na festa da 3ª edição do Classic Rock Roll of Honour, premiação da revista Classic Rock que homenageia os melhores do rock mundial na opinião dos leitores da revista.

Duff estava na festa para representar o Velvet Revolver (que concorreu em duas categorias e não levou nada) e também para receber, em nome do Kiss, o prêmio de Me
lhor Relançamento do Ano para 'Kiss – Alive! 1975-2000'. Ao subir ao palco para receber o prêmio do Kiss, Duff aproveitou para contar a saborosa história de quando Paul Stanley tentou produzir o Guns.

- Quando a gente começou o Guns n' Roses, Steven Adler era um grande fã do Kiss e ele tinha uma bateria toda incrementada, exatamente como a de Peter Criss [baterista do Kiss]. Nós começamos a banda e Izzy e eu começamos a desmontar a bateria de Steven e escondendo as partes para que ele não pudesse colocá-las de volta. Nós começamos a tocar em clubes e logo conseguimos um contrato com a Geffen Records e estávamos procurando um produtor para o disco. Paul Stanley era uma das pessoas que estava interessada em fazer o disco. Ele veio conversar com a gente e uma das primeiras coisas que ele disse foi: 'Sabe caras, a bateria de vocês precisa ser incrementada'. Então...

O vídeo com a fala de Duff pode ser visto aqui: VÍDEO (a fala de Duff começa aos 4m45s)


Guns n' Roses versus Paul Stanley, segundo Axl Rose

Axl Rose se referiu ao interesse de Paul Stanley em produzir a banda de modo bem menos elogioso do que Duff (na foto, Axl e Paul antes da gravação de Appetite). Em 12 de fevereiro de 1988, o Guns n' Roses experimentava a sensação de ser a banda mais quente da América e Axl destilou seu veneno contra Paul Stanley num show no Celebrity Theatre em Phoenix, Arizona, nos EUA. Na segunda metade do show, antes de tocar 'Welcome to the Jungle', Axl contou a seguinte história:

- Uma das razões pra gente gravar o novo vídeo ['Sweet Child o' Mine'] é porque a MTV não queria tocar o nosso primeiro vídeo ['Welcome to the Jungle'] (...). Mas o nosso vídeo ['Jungle'] chegou em primeiro lugar na MTV hoje... Nós queremos agradecer a todos vocês, só estamos no número um graças a pessoas como vocês. É muito engraçado, hoje todas essas pessoas de vídeo, do rádio, chegam para a gente e dizem: 'Desculpa cara, nós não percebemos que a música seria um hit'. E vou dizer mais uma coisa para vocês. Na semana passada, Kiss estava no número 1 da MTV, certo? Nós conhecemos Paul Stanley cerca de um ano atrás. Ele veio falar com a gente, a gente conversou sobre ele produzir nosso disco. Ele ouviu 'Welcome to the Jungle' e disse: 'Bom, a gente vai ter que reescrever essa música para que ela vire um hit pop'. Fim de conversa! (...) E agora nosso vídeo está em primeiro lugar. A gente dedica essa música a todos vocês que nos ajudaram a chegar lá e para Paul Stanley, que pode chupar minha rola!".

O arquivo de áudio com a fala de Axl + 'Welcome to the Jungle' pode ser baixado aqui: MP3


Mais sobre o Classic Rock Roll of Honour

De volta ao Classic Rock Roll of Honours, Duff chamou a atenção com sua bela esposa Susan Holmes (foto). O jornalista britânico David Ling postou alguns comentários sobre o evento no site Blabbermouth.net em que afirma que Duff estava acompanhado por uma 'sensacional loira pernuda que não saia do seu lado'.

Duff ainda assinou uma guitarra Gibson Les Paul Studio junto com Steven Tyler, Alice Cooper, Tony Iommi, Scott Ian, Ian Hunter, Joe Elliot do Def Leppard e outros convidados. A guitarra vai ser doada para a entidade Child Line e leiloada para obtenção de fundos.

O Velvet Revolver concorreu à premiação nas categorias 'Álbum do Ano' (com 'Libertad') e 'Banda do Ano'. Mas a banda não levou nenhum prêmio. O 'Álbum do Ano' na opinião dos leitores da Classic Rock foi 'Fear of a Blank Planet', do Porcupine Tree (nunca ouvi falar dessa banda) e a 'Banda do Ano' foi o Rush.

Além de Duff, o evento reuniu vários velhuscos do rock como Lemmy do Motörhead, Steven Tyler do Aerosmith, Jimmy Page do Led Zepellin, Joe Elliott do Def Leppard, Jeff Beck, Alice Cooper, Bruce Dickinson do Iron Maiden, Glenn Hughes, Chad Smith do Red Hot Chilli Peppers, Tony Iommi, Di0...
O único 'defeito' do evento, que aconteceu no Landmark Hotel em Londres, Inglaterra, foi não ter juntado esses caras todos no palco para uma jam!


+ FOTOS
FOTOS do evento (Getty Images)
FOTOS de Duff (Getty Images)
FOTOS de Duff e outros (ExpoSay)
FOTOS do evento (WireImage)
FOTOS do evento (WireImage)
FOTO de Duff


LEIA MAIS:
Duff não vê problemas em diversificar os negócios do Velvet Revolver
Duff cuida dos negócios do Velvet Revolver e joga Banco Imobiliário com a família!
CLASSIC ROCK: Guns n' Roses versus Velvet Revolver
CLASSIC ROCK: Matéria revela bastidores do Velvet Revolver
CLASSIC ROCK Revista disseca 'Chinese Democracy' faixa a faixa!
REVISTA Guns n' Roses na capa da CLASSIC ROCK





Encontre: Appetite For Destruction; Axl Rose; bateria; Duff Mckagan; Guns n' Roses; Kiss

Nenhum comentário: