sábado, 26 de maio de 2007

CLASSIC ROCK Revista disseca 'Chinese Democracy' faixa a faixa!

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fonte: MyGNRForum.com
Imagens: MyGNRForum.com (scan de Frobscottle)


O blog NoticiasDoGuns publica com exclusividade a tradução das principais informações da primeira matéria da nova edição da revista CLASSIC ROCK (ao lado). A revista é totalmente dedicada ao Guns n' Roses e ao Velvet Revolver e traz revelações surpreendentes sobre o eternamente adiado Chinese Democracy, o novíssimo Libertad do Velvet Revolver e os bastidores das gravações do clássico Appetite For Destruction, cujo lançamento completa 20 anos agora em 2007.

Essa edição da revista é absolutamente histórica e indispensável para a coleção de qualquer fã do Guns n' Roses. Além de excelentes matérias a revista traz fotos incríveis da banda com a formação original! E você acompanha com exclusividade aqui no NoticiasDoGuns a tradução exclusiva das principais informações dessas matérias.

A primeira matéria da revista, 'Internet brings Democracy to the masses' ('A Internet leva Democracy para as Massas' (scan abaixo), faz uma análise faixa a faixa de todas as músicas de 'Chinese Democracy' que já vazaram para a internet e comentários sobre duas faixas ainda inéditas que ninguém ouviu: 'Prostitute' e 'Atlas Shrugged', às quais a revista teve acesso com exclusividade. Confira abaixo o que a revista disse sobre cada faixa:


"CHINESE DEMOCRACY", A MAIS ROCK - A Classic Rock compara o riff de "Chinese Democracy" ao de "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana e diz que é a "faixa mais rock" entre as que já vazaram. Diz que Axl canta a música com "veneno" e classifica como "trêmulo" e "mecânico" os solos de Robin Finck e Buckethead. A revista afirma ainda que teve acesso a uma gravação "mais punk" da música de 2000, com Josh Freese na bateria.
DOWNLOAD MP3: "Chinese Democracy" ao vivo, Los Angeles/EUA, 2006: AQUI (link do site NewGNR.com).


"MADAGASCAR": MARTIN LUTHER KING SERIA O CULPADO? Um discurso do já falecido líder negro Martin Luther King poderia estar por trás do eterno adiamento do lançamento de "Chinese Democracy"? Essa uma questão que a Classic Rock lança ao comentar a balada "Madagascar". Axl teria escrito a música (que contém o sample do trecho de um discurso de King) como uma forma de se desculpar pela letra da ultra-controversa "One in a Million" (música lançada no álbum "GN'R Lies", na qual Axl faz ataques a negros, homossexuais e imigrantes). Axl estaria determinado a mostrar que não é um racista e teria dito à gravadora Interscope que "Chinese Democracy" não seria lançado enquanto ele não recebesse a autorização para usar o trecho do discurso de King na música.
DOWNLOAD MP3: "Madagascar" ao vivo, Los Angeles/EUA, 2006: AQUI (link do site NewGNR.com).


"BETTER" (A MELHOR MÚSICA) SERIA SOBRE BETA? - Como a maioria das pessoas que já ouviram as novas músicas, a Classic Rock considera "Better" a melhor música entre todas as que já vazaram, destacando o "riff contagiante" e o "refrão funkeado". A revista lança uma questão intrigante, sugerindo que a música pode ser uma referência a Beta Lebeis (a palavra "Better" pode ser pronunciada como "Bétah"), a brasileira que era assistente da ex-namorada de Axl, Stephanie Seymour e que se tornou a pessoa mais próxima de Axl nos últimos anos.
DOWNLOAD MP3: "Better" ao vivo, Los Angeles/EUA, 2006: AQUI (link do site NewGNR.com).


"THE BLUES": ELTON JOHN E... BRYAN ADAMS! A revista compara "The Blues" com as baladas de Elton John e Queen e diz que os vocais de Axl começam "trêmulos" mas ganham força conforme a música cresce. A revista também ironiza um trecho da letra em que Axl rima "do" com "you" e "true" (algo como rimar "coração" e "emoção" em português) e diz que a rima lembra as letras de Bryan Adams. Para finalizar, a Classic Rock sugere cinicamente que a letra pode ser tanto sobre Stephanie Seymour quanto sobre... Slash!
DOWNLOAD MP3: "The Blues" ao vivo, Los Angeles/EUA, 2006: AQUI (link do site NewGNR.com).


"I.R.S.": INDUSTRIAL, PSICODÉLICA E SLEAZY - Várias versões de I.R.S. vazaram na web. A Classic Rock diz que a mais antiga (do final dos anos 90) tinha "toques de rock industrial" (graças às guitarras de Robin Finck). Depois a música ganhou uma nova versão movida pelo "dedilhar psicodélico" de Buckethead. E a mais recente teria toques sleazy ("sujo") de "Appetite For Destruction".
DOWNLOAD MP3: "I.R.S." ao vivo, Los Angeles/EUA, 2006: AQUI (link do site NewGNR.com)


"THERE WAS A TIME", A SUCESSORA DE "NOVEMBER RAIN" - A revista destaca a notável evolução das várias versões da música - as primeiras revelavam "uma balada sem inspiração" e as mais recentes mostram um "monumento ao excesso", com direito a "vocais impressionantes de Axl" e um "solo épico de Buckethead" na parte final ("outro") da música. A revista conclui que a música merece o título de "sucessora de November Rain".
VÍDEO: "There was a Time" versão de estúdio: AQUI (link do You Tube).
VÍDEO: "There was a Time" ao vivo, Nova York/EUA, 2006: AQUI (link do You Tube).



"CATCHER IN THE RYE", ENTRE AS MELHORES DE AXL - Classificando a música a uma mistura de Queen e Beatles, a revista diz que a parte final da música ("outro") é extremamente inspirada e está "entre as melhores composições já feitas por Axl". A afirmação, segundo a revista, vale tanto para a letra (inspirada na morte de John Lennon) quanto para a música em si.
VÍDEO: "Catcher in the Rye", versão de estúdio: AQUI (link do You Tube).


"RHIAD...", "PROSTITUTE", "ATLAS SHRUGGED": TODAS EXCELENTES! - Além das versões de estúdio que já vazaram para a internet, a revista afirma ter tido acesso a outras três músicas em versões de estúdio: as inéditas "Prostitute" e "Atlas Shrugged" e "Rhiad and the Bedouins", que já foi tocada ao vivo pelo novo Guns n' Roses de Axl. Segundo a revista, todas são bastante similares às faixas que já vazaram para a internet e todas são... excelentes! "São brilhantes! Estão prontas! Porque ele não as lança?", pergunta ironicamente a revista.


LEIA MAIS:

REVISTA Guns n' Roses na capa da CLASSIC ROCK





Encontre: Chinese Democracy; Axl Rose; Guns n' Roses; DVDs do Guns n' Roses

Nenhum comentário: