domingo, 20 de maio de 2007

HÁ 15 ANOS... Guns n' Roses toca "Don't Cry II" (alt. version) na Tchecoslováquia! Veja o vídeo completo! Baixe o MP3 e o arquivo de vídeo!

Texto: Luciano Loccy (direitos reservados/reprodução proibida)
Fontes: GNRonTour.com; Wikipedia1; Wikipedia2; Radio.CZ;
Fotos: Capturadas do DVD com a gravação do show
Vídeo: Editado por "The Hulkster" (Lima-Peru)

Há exatos 15 anos, no dia 20 de maio de 1992, o Guns n' Roses surpreendeu 50.000 fãs tcheco-eslovacos ao tocar ao vivo "Don't Cry II" (alt. version), versão alternativa de "Don't Cry" com letra diferente que a banda gravou no disco "Use Your Illusion II".

Para você ter uma idéia de como essa performance foi rara, foi a segunda - e última! - vez que o Guns n' Roses tocou "Don't Cry II" ao vivo! E mais: essa foi a única vez que Axl cantou a música ao vivo sozinho, pois na primeira vez que o Guns tocou a música (em 8 de agosto de 1991, em Inglewood, na Califórnia), Axl dividiu os vocais com Shannon Hoon (vocalista do Blind Mellon, que morreria vítima de overdose pouco tempo depois, em 1995).

Essa performance ao vivo ultra rara de "Don't Cry II" aconteceu na primeira turnê do Guns n' Roses no Leste Europeu, mais exatamente em Praga, capital da então Tchecoslováquia (atual República Tcheca). O show foi realizado no Strahov Stadium (veja imagens do show à esquerda).

Até hoje é difícil de entender porque o Guns n' Roses só tocou "Don't Cry II" ao vivo duas vezes, afinal a letra e a melodia que Axl criou para essa "versão alternativa" da música são excelentes (talvez até melhores que a letra e a melodia originais). E o próprio Axl chegou a declarar em entrevistas que "Don't Cry II" era a sua versão preferida da música, pois a nova letra fazia mais sentido para ele. Vai entender...

Felizmente, essa performance histórica de "Don't Cry II" ao vivo em Praga foi registrada em vídeo. E a melhor parte: você pode assistí-la na íntegra abaixo, e baixar os arquivos de áudio (MP3) e vídeo (MPG) para o seu computador! Repare que esse vídeo mistura filmagem amadora (feita por um fã que estava na platéia) com imagens profissionais feitas por uma equipe de TV. É provável que essas imagens profissionais tenham sido feitas pela equipe da MTV que acompanhou a banda nesse show.

**************************************************************


Guns n' Roses - Don't Cry II (alt. version)

Ao vivo em Praga, Tchecoslováquia, 20 de maio de 1992





DOWNLOAD: Baixe AQUI (Link 2Shared) o arquivo de áudio (MP3) dessa música!

DOWNLOAD: Baixe AQUI (Link FileSend) o arquivo de vídeo (MPG) dessa música!


**************************************************************

Show histórico em Praga para os "ex-comunistas bastardos"

O show do Guns n' Roses em Praga, Tchecoslováquia (foto) foi um dos destaques da primeira - e histórica - excursão da banda ao Leste Europeu. A expectativa era enorme, afinal seria a primeira vez que a "banda mais perigosa do mundo" tocaria do outro lado da antiga "Cortina de Ferro".

Nada menos que 50.000 fãs sedentos de rock compraram ingressos para o show, um recorde de público na Tchecoslováquia (atrás somente da histórica apresentação dos Rolling Stones em 1990, que reuniu mais de 150.000 pessoas comemorando a queda do regime comunista e o retorno à democracia).

O show estava marcado para o gigantesco Strahov Stadium, simplesmente o segundo maior estádio do planeta, com capacidade para 360.000 espectadores (o único estádio maior é o o Indianapolis Motor Speedway, nos EUA, onde acontecem as 500 milhas de Indianápolis). Nos anos do Comunismo, o Strahov Stadium era usado para apresentações esportivas e desfiles militares. Agora, mesmo com o fim do regime, a presença militar ainda era forte. Dentro e fora do estádio, milhares de soldados estavam prontos para conter qualquer ameaça de distúrbios entre a platéia.

Antes do show, o Guns foi entrevistado pela MTV. Sem ter como prever a futura desintegração da banda pouco tempo depois, Duff (foto) afirmou ao canal de TV que o Guns n' Roses estava apenas começando. "Ainda somos bebês, temos muito pela frente", disse. A verdade é que Duff não teria como saber o futuro.

Mesmo com a crescente tensão
entre Axl e o resto da banda e a pesada ausência de Izzy, tudo parecia conspirar para um grande show. A banda iria estrear os telões e efeitos de pirotecnia no show de Praga, além de um segundo "monstro de borracha" imitando o robô da capa de "Appetite for Destruction". Para completar, Faith no More e Soundgarden (estreando na turnê) seriam responsáveis por aquecer a platéia para o Guns naquela noite...

Chegada a grande hora, o show começou no melhor estilo Guns n' Roses. "Okay, you ex-commie bastards, get ready to rock!" ("Certo, seus ex-comunistas bastardos! Se preparem para o rock!"). Foi com esse grito no mínimo provocador que Mike Mayhue (técnico de baixo de Duff e "apresentador oficial" da banda na Use Your Illusion Tour) introduziu o Guns n' Roses ao público tchecoslovaco. Provavelmente sem entender nada, os 50 mil fãs simplesmente berraram em delírio quando a banda disparou os primeiros acordes de "It's So Easy". E o massacre só acabaria mais de duas horas depois, com "Paradise City"...

01. It's So Easy
02. Mr. Brownstone
03. Live and Let Die
04. Attitude
05. Don't Cry II (Alt. Lyrics)
06. Bad Obsession

07. Nightrain
08. Patience
09. Double Talkin' Jive
10. Civil War
11. It's Alright
12. Piano solo/November Rain
13. Welcome to the Jungle
14. Band Introductions/Drum Solo
15. Guitar Solo
16. Godfather Theme
17. Sweet Child O' Mine
18. You could be Mine
19. Knockin' on Heaven's Door
20. Estranged
21. Paradise City

Além da surpreendente performance de "Don't Cry II" (foto), um dos destaques da noite foi "Nightrain". Aparentemente a música não estava no setlist, mas após "Bad Obssession" Slash falou algo sobre "crash and burn" (verso de "Nightrain"), Axl ouviu e emendou dizendo que "a gente tem uma música sobre isso...". A banda entendeu o recado e disparou a tocar a música.

Tudo ia bem até que no primeiro refrão ("I am on the Nightrain, Bottoms up...") Axl começou a gritar e a xingar alguém da platéia, alternando gritos de "Hey, Hey" e "Fuckhead" com os versos da música. Incrivelmente Axl fez isso sem perder o ritmo - em certos momentos parece que são duas pessoas gritando! A confusão aparentemente se resolveu logo, mas como Axl estava adrenalizado, ele levou a música com energia extra e berrando como um maníaco possesso até o final.

Outro momento tenso aconteceu antes de "Double Talkin' Jive" quando Axl
dedicou a música aos responsáveis pelas informações do "Intinerário da Turnê" da banda. Mas a energia do público tchecoslovaco claramente animou a banda. Depois de "Civil War", Slash demonstrou sua felicidade com a recepção calorosa dos tchecoslovacos e disse: "Apesar de vocês não saberem falar inglês, eu queria dizer oi, pôrra!". No final do show, em "Paradise City", um momento curioso: Duff e Gilby trocaram de instrumentos.

Após o show, porém,
o crescente isolamento de Axl em relação à banda ficou claro. Enquanto o cantor parou no centro de Praga para admirar estátuas (Praga é considerada uma das cidades mais belas da Europa), o resto da banda saiu para beber e curtir a noite. Sinais do que estava por vir...

**************************************************************

Documentos históricos: DVD e CD com a gravação do show

O show do Guns n' Roses em Praga, na Tchecoslováquia, foi gravado em vídeo de forma amadora por fãs que estavam na platéia (Audience Recording - Bootleg). A gravação foi feita com câmera posicionada no meio da platéia relativamente próximo ao palco. A imagem e o áudio não são perfeitos, com balanços/tremidas de câmera e pessoas falando e passando na frente da imagem. Mesmo assim, devido ao caráter histórico desse show, DVD-Rs e CD-Rs com essas gravações circulam entre os colecionadores há um bom tempo.

Alguns colecionadores acreditam que a MTV tem a gravação profissional
completa desse show. Isso porque a emissora estava acompanhando a banda e filmou diversos trechos do show. A emissora já usou as imagens de quatro músicas - "It's So Easy", "Don't Cry II", "Welcome to the Jungle" e "November Rain" - em seus programas. Você pode ver uma seleção dessas imagens raríssimas no vídeo abaixo:

Guns n' Roses - Vídeo Profissional (MTV)
Ao vivo em Praga, Tchecoslováquia, 20 de maio de 1992








Existe ainda um CD-R duplo profissional importado japonês chamado "OPERATION TCZECHOSLOVAKIA" (detalhe ao lado) que contém a gravação desse show. Para informações sobre como obter essas gravações raras envie e-mail para noticiasdoguns@gmail.com.

Encontre: Itens da Tchecoslováquia; Don't Cry; DVDs do Guns n' Roses; CDs do Guns n' Roses; Axl Rose