quinta-feira, 17 de maio de 2007

REVIEW Velvet Revolver lota clube Avalon em Boston (leia artigo traduzido + veja fotos e vídeo!)

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: BostonHerald.com; Velvet-Revolver.com; VelvetRevolverForum.com
Imagens: Tomass74


O Velvet Revolver prossegue em sua "mini-turnê" de aquecimento para o lançamento de "Libertad" (marcado para 3 de julho) tocando em clubes dos EUA e do Canadá. Nesta quarta-feira, 16 de maio, a banda tocou no tradicional clube Avalon, em Boston, nos EUA (fotos), que tem capacidade para 2.000 pessoas e teve ingressos esgotados para o show do VR.

Como tem feito nos shows recentes, o Velvet tocou várias músicas do novo álbum "Libertad" como "Get out the Door", "She Builds Quick Machines", "Just Sixteen" e "The Last Fight", além (é claro) de músicas do primeiro álbum "Contraband". A banda tirou "It's so Easy" e "Mr. Brownstone" do setlist e só tocou uma do Guns n' Roses, "Used to Love Her". As velhas conhecidas "Sex Type Thing" e "Crackerman" do Stone Temple Pilots também saíram do set e deram lugar a "Vasoline". O Velvet ainda tocou covers como "Wish you were Here", do Pink Floyd, e a pop "Psycho Killer", do Talking Heads, que foi gravada em estúdio nas sessões de "Libertad" e será lançada num EP no início de junho.

Veja o setlist completo desse show:

01. Let It Roll (nova)
02. Do It For The Kids
03. Sucker Train Blues
04. Superhuman
05. The Last Fight
(nova)
06. She Mine (nova)
07. Big Machine
08. Get Out The Door
(nova)
09. Fall To Pieces
10. Vasoline
(cover do Stone Temple Pilots)
11. Just 16 (nova)
12. She Builds Quick Machines (nova)
13. Set Me Free
14. Wish You Were Here
(cover do Pink Floyd)
15. Used To Love Her (cover do Guns n' Roses)
16. Psycho Killer (cover do Talking Heads)
17. Slither

Entre os membros da platéia do Avalon, havia a presença de uma lenda do rock: o baterista Joey Kramer, do Aerosmith. A presença não foi acidental já que Boston é a "cidade natal" do Aerosmith. Joey não só assistiu ao show do Velvet Revolver como também levou Slash e Matt Sorum para visitar a sua loja de carros no dia seguinte. Slash saiu de lá louco para comprar um Corvette.




ARTIGO TRADUZIDO

Abaixo você lê com exclusividade a tradução do artigo "Slash Bites the Bullet, Revolver fires blank"(Slash segue firme mas o revólver falha)
, publicado nesta quinta-feira, 17 de maio no site do jornal Boston Herald:

Slash segue firme, mas o revólver falha

Por Jed Gottlieb

Algumas regras não podem ser quebradas.

O Velvet Revolver pode imitar Axl Rose e entrar 45 minutos atrasado no palco. O supergrupo também pode transformar "Psycho Killer" (hit pop do Talking Heads nos anos 80) num hard rock mesmo que ela não soe muito bem no bis. Mas essa banda simplesmente não pode transformar um guitarrista do calibre de Slash num coadjuvante como aconteceu no show com lotação esgotada em Avalon nesta última quarta-feira. Foi imperdoável.

Slash deve ser um dos sujeitos mais rock de todos os tempos, um mestre com sua Gibson comparável somente a caras como Jimmy Page e Joe Perry. Um cara que legitima o metal ao injetar riffs de blues tocados de forma venenosamente punk. Scott Weiland, famoso por liderar o Stone Temple Pilots (e encher páginas de fofoca com seus problemas com as drogas) é um frontman decente para o Velvet Revolver, mas não dá pra entender como é possível que ele enterre insistentemente o som de Slash cantando, falando, resmungando, grasnando e fazendo barulhos com seu megafone.

Não foi culpa de Weiland. Ele pode ter invadido o território de Slash, mas estava fazendo o seu trabalho. Como se fosse uma caveira esfomeada vestida de piloto da Segunda Guerra Mundial com óculos de aviador e quepe de policial, Weiland sacolejou pelo palco (evocando Axl mais de uma vez ao serpentear seus quadris) e puxou a banda nas novas músicas de "Libertad" (CD novo do Velvet Revolver que sai no dia 3 de Julho) e nas já conhecidas de "Contraband" (de 2004). Não, a culpa não foi de Weiland.

Agora o sujeito que estava cuidando do som fez um trabalho terrível colocando a guitarra de Slash num volume muito baixo, soterrada por Weiland e o resto da banda. Mais uma coisa: o segundo guitarrista do VR, Dave Kushner, precisa dar espaço para Slash como Izzy Stradlin fazia no Guns n’ Roses. E Slash precisa se dar o direito de fazer um solo que dure mais que duas notas.

Santa frustração! Slash era metade do que fez o Guns n' Roses ser a maior banda do mundo. Ele ainda usa sua cartola (que parece colada à sua cabeça). Ele... é o Slash! Se Slash não pode se impor na banda por si só, quem poderá?

A boa notícia é que as músicas novas do VR como "Get Out the Door", "Just Sixteen" e "The Last Fight" (essa última com chances de ser o grande hit de "Libertad") tem riffs melhores do que a maioria das músicas do fraco "Contraband". O momento que definiu o show foi o cover do Pink Floyd "Wish You Were Here" ("Gostaria que você estivesse aqui"), bastante irônico se você pensar em Axl. Slash começou a música tocando sozinho como se incorporasse ao mesmo tempo David Gilmour e Jimi Hendrix. Naquele breve momento foi possível ver o que o Velvet Revolver deveria ser: Slash liderando uma boa banda de hard-rock.


****************************************************************


Um rápido comentário... Apesar das reclamações do autor do artigo, alguns fãs norte-americanos que foram ao show relataram que Slash estava sorrindo bastante e parecia bem à vontade no palco. Aliás o jornalista mostrou que desconhece a história do Guns n' Roses ao dizer que "Slash era metade da banda". O jornalista aparentemente ignora que Izzy Stradlin foi responsável por compor grandes clássicos da banda (sozinho e junto com Axl Rose, Slash e Duff Mckagan) e também parece desconhecer que as melhores músicas do Guns foram escritas em conjunto por Axl, Slash, Izzy e Duff e sempre tiveram como característica o groove de Steven Adler.




VÍDEO

Enfim, voltemos ao presente. Mais exatamente para o show desta quarta. Isso mesmo! Clique no "play" e veja abaixo o vídeo do Velvet Revolver tocando "Wish You Were Here", cover do Pink Floyd, no show desta quarta-feira, 16 de maio, no clube Avalon, em Boston, nos EUA:






FOTOS

Veja mais fotos desse show no link abaixo:

EmpyreLounge.com




Encontre: Velvet Revolver; Slash

Nenhum comentário: