sexta-feira, 23 de novembro de 2007

AMERICAN MUSIC AWARDS 1989 Guns toca Patience na TV com Don Henley do The Eagles

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: Wikipedia.org/AMA1989; Wikipedia.org/Don_Henley; GNROnTour.com
Imagens: GNROnTour.com


O Guns n' Roses escolheu o American Music Awards de 1989 para apresentar 'Patience' para a América. A banda havia acabado de encerrar a última perna da turnê de 'Appetite for Destruction' em dezembro de 1988 com shows no Japão e na Austrália . Era o final de uma tour na qual a banda tocou praticamente sem parar por dois anos, período no qual deixou de ser a banda mais quente de Los Angeles para tornar-se a banda mais perigosa do planeta.

Com o sucesso absurdo do Guns nas rádios e na MTV, a indústria musical resolveu premiar 'Sweet Child o' Mine' como o melhor single de pop/rock no American Music Awards 1989. E mais: os produtores do American Music Awards resolveram que seria ótimo convidar o Guns para tocar ao vivo na cerimônia de premiação do AMA 1989. O Guns aceitou o convite e decidiu que aquela era a ocasião para apresentar à América sua primeira balada de verdade.

'Patience' havia sido lançada no álbum 'GN'R Lies' no final de 1988, apenas dois meses antes da cerimônia do AMA 1989. O vídeo da música - que se tornaria um dos maiores sucessos da história da MTV - ainda nem havia sido gravado. Mas o Guns estava mais do que preparado para apresentar 'Patience' ao vivo no horário nobre da TV norte-americana, afinal a banda vinha tocando a música regularmente há mais de um ano, desde a lendária primeira vez no CBGB's de Nova York.

E a apresentação daquela noite, 30 de janeiro de 1989, não seria menos lendária. Foi a primeira e única vez que o Guns n' Roses tocou 'Patience' ao vivo num programa de TV. Numa cerimônia que tem como regra apresentações curtas de canções pop de 3 ou 4 minutos, o Guns emendou uma versão bluesy arrasadora de mais de 7 minutos.

E mais: Don Henley, lendário cantor e compositor do The Eagles, co-autor de clássicos como 'Hotel California', tocou bateria no lugar de Steven Adler (Steven estaria gripado...). Don apenas marcou o ritmo e arriscou backing vocais no final da música. Nada de extraordinário, mas o suficiente para dar um novo ritmo para 'Patience' e eternizar uma combinação de gênios do rock que nunca mais se repetiria.

Além de tudo isso, houve mais uma razão para fazer daquela noite uma noite especial: a mágica do Guns n' Roses. O fato é que há bandas que tentam ser e outras que simplesmente são. Naquela noite, como em tantas outras, Axl, Izzy, Slash e Duff simplesmente eram uma grande banda de rock como só eles sabiam ser. Não há como explicar o inexplicável. Melhor do tentar fazer isso é curtir essa apresentação simplesmente impressionante de 'Patience'. Assista o vídeo abaixo e comprove!


'PATIENCE' Guns n' Roses com Don Henley (The Eagles)
16º American Music Awards, Shrine Auditorium, Los Angeles, CA, EUA, 30 de janeiro de 1989










Encontre: Guns n' Roses; Don Henley

2 comentários:

Wander Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wander Miranda disse...

guns n roses,a ultima mega banda a surgir no rock n roll,performance incrível da banda,com destaque para os vocais de axl,a guitarra blues de slash e don Henley vacalista e baterista do Eagles na bateria