quinta-feira, 8 de março de 2007

Guns no Brasil em maio? Prepare a carteira e... REZE!!!

Imagem: HopeWellOnline

Foi divulgado hoje em diversos sites de notícias que o Guns n' Roses fará três shows no Brasil em maio: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Como sempre acontece no caso de rumores sobre shows de bandas internacionais, é conveniente NÃO acreditar nessas reportagens até que alguma prova oficial (anúncios pagos em jornais e revistas, promoções nas "rádios Rock", datas no site oficial da banda, venda de ingressos ou algo parecido) apareça.

No caso da banda de Axl Rose, o fã mais precavido sabe já que os cuidados com a empolgação devem ser redobrados. Afinal quem garante que Axl não vai pirar e cancelar o show no último segundo porque saiu uma reportagem que ele não gostou? Ou que ele não vai abandonar a apresentação no meio porque alguém tirou uma foto dele na hora em que ele estava ... hã... despenteado? Brincadeiras à parte, não dá para botar a mão no fogo por Axl Rose. Afinal, o cara é polêmico...


Primeiros shows no Brasil foram no auge do Guns

Os primeiros shows do Guns n' Roses no Brasil foram simplesmente fantásticos. O debut da banda no país aconteceu em duas noites quentíssimas de verão nos dias 20 e 23 de janeiro de 1991, no Maracanã, no Rio de Janeiro, durante o Rock in Rio II (na foto ao lado, Axl e Izzy no show do dia 20). O Guns estava no auge absoluto, com várias músicas de " Appetite For Destruction" e " GN'R Lies" (e as novas "Knockin' on Heaven's Door" e "Civil War") tocando sem parar no rádio e até na televisão.

Hoje pode parecer difícil de acreditar mas naquela época tinha música do Guns n' Roses tocando até em novela da Globo! "Sweet Child o' Mine" era a primeira música do disco da "Trilha Intenacional" da novela das seis "O Sexo dos Anjos", que ficou no ar entre setembro de 1989 e março de 1990 (o disco de vinil da "Trilha internacional" de Sexo dos Anjos - que traz o ator Mário Gomes na capa - é hoje uma raridade absoluta e item de colecionador). É difícil para quem não viveu aquela época entender, mas todo mundo - do metaleiro mais insano até a menininha de 14 anos - gostava de Guns n' Roses em 1991!.

A melhor parte é que o Guns veio para o Brasil com muita vontade de arrepiar, afinal o Rock in Rio II era o primeiro grande festival mundial da banda como atração principal. E isso sem falar que o Guns n' Roses ainda era o Guns n' Roses, com Axl Rose, Izzy Stradlin, Slash e Duff Mckagan. Steven Adler havia sido despedido no ano anterior, mas o estreante Matt Sorum não decepcionou em seu primeiro show com a banda, assim como o novo integrante, o tecladista Dizzy Reed. Isso mesmo, pode parecer loucura, mas os dois shows do Guns no Rock in Rio - em pleno em pleno Maracanã, diante de mais de 100 mil pessoas - foram os primeiros de Matt e Dizzy com a banda!

Com o Maracanã completamente lotado, os shows foram os maiores da carreira do Guns n' Roses até aquele momento - e, sem dúvida, também foram dois dos melhores! A banda tocou os clássicos de "Appetite" e "Lies" e estreou em primeira mão várias músicas de "Use Your Illusion", que ainda nem haviam sido lançados! Os brasileiros tiveram o privilégio de ouvir clássicos como "You Could be Mine", "Pretty Tied Up" e "Dead Horse" ao vivo em primeiríssima mão!

Assistindo o DVD daquelas apresentações hoje, é quase impossível encontrar qualquer coisa de ruim. Tudo parecia perfeito. Mas na época, apesar da "febre" em torno do Guns, muitas pessoas meteram a boca na banda e principalmente em Axl. O que mais se ouviu após os shows foi "Axl está gordo!", "Axl não consegue cantar ao vivo igual faz no estúdio" e "Que bermudinha ridícula aquela com a bandeira dos Estados Unidos" (foto).

Pura bobagem. Quem liga se fulano ou sicrano está gordo e se fulano usou essa ou aquela roupa ridícula? O que importa quando se vai a um show de rock é... o rock n' roll! Obviamente que Axl não consegue - e nem quer - repetir ao vivo os vocais que gravou em estúdio. É até difícil entender uma pessoa que queira que isso aconteça? Qualquer um que goste de rock n' roll sabe que pedir para um cantor fazer isso é ir contra a espontaneidade que torna o rock n' roll maravilhoso. Se você vai a um show esperando uma performance coreografada, talvez seja melhor ir a um show do Cirque du Soleil!

Mas essa é outra história. A verdade é que o Guns n' Roses simplesmente destruiu nas duas noites do Rock in Rio II. Em futuros posts falarei mais sobre esses dois shows históricos no Rock in Rio II. Por enquanto assista a esse vídeo incrível do Guns tocando "Sweet Child o' Mine" em seu primeiro show no Brasil! É simplesmente uma das mais emocionantes versões ao vivo da música, desde o momento em que Slash soa as primeiras notas do clássico riff da música e a galera vai a loucura, até o último berro de Axl, com incrível participação do público cantando a música inteira!




Encontre: Guns n' Roses no Rock in Rio; disco de vinil da "Trilha internacional" de Sexo dos Anjos

Nenhum comentário: