sexta-feira, 6 de julho de 2007

LIVE EARTH Axl quase veio ao Rio de Janeiro. Mas não foi chamado a tempo. E não haviam vôos...

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: GunsNRoses.com; LiveEarth.org; Omelete.com.br
Imagens: Math.ethz.ch; GNROnTour.com1; GNROnTour.com2
Wichita.edu; BrazilBrazil.com

Em comunicado distribuído à imprensa e publicado no site oficial de seu novo Guns n' Roses, Axl Rose revela que gostaria de estar no Rio de Janeiro para participar do Live Earth, mas que isso não foi possível. O evento será realizado amanhã, sábado, 7 de julho, em oito cidades - Nova York, Londres, Sydney, Johanesburgo, Tóquio, Xangai, Hamburgo e Rio de Janeiro, na praia de Copacabana (foto) - com 24 horas ininterruptas de música e o objetivo de desencadear um movimento global para resolver a crise climática blah, blah, blah...

Axl explica que declinou do convite para o Live Earth porque não foi avisado com antecedência suficiente para poder transportar o equipamento do seu novo Guns n' Roses para o Rio de Janeiro. Veja abaixo a tradução do comunicado de Axl Rose:


COMUNICADO TRADUZIDO - Guns n' Roses no Live Earth
Por Axl Rose (publicado no site GunsNRoses.com)


Nem eu nem o Guns n' Roses vamos participar do Live Earth Rio nem do Live Earth em outras partes do planeta por algumas razões. A primeira é que só fomos convidados há algumas semanas, quando estávamos em turnê na Austrália e com shows marcados (e já esgotados) no Japão. Nosso equipamento já seguiu para o Japão. Tentamos encontrar uma solução para conseguir tocar no Rio mas infelizmente niguém sugeriu uma saída.

Fui então convidado pelos promotores e por Al Gore para me apresentar individualmente ao lado de Lenny Kravitz. Quando estávamos acertando as coisas, Lenny infelizmente se machucou e cancelou temporariamente sua participação no evento. De acordo com os promotores, quando eles conseguiram reconfirmar a presença de Lenny já não havia mais como agendar um lugar em para mim em vôos para o Brasil e depois para o Japão. Infelizmente, eu não fui informado sobre a reconfirmação da participação de Lenny e só descobri isso hoje, sábado de manhã na Austrália e sexta-feira à noite no Brasil.

Nem eu nem o Guns n' Roses fomos convidados a tocar em outros locais do Live Earth, como Japão ou Austrália, onde estamos no momento. Nós nos oferecemos formalmente para tocar mas a oferta foi recusada.

Nós desejamos um evento de sucesso a todos: artistas, organizadores e ao público em todo o planeta.

Obrigado,
Axl Rose



ESPECULAÇÕES, PERGUNTAS... O que realmente aconteceu?

O comunicado de Axl Rose deixa algumas perguntas no ar. Perguntas que talvez nunca sejam respondidas....

Será que Axl Rose ficou irritado por ter sido chamado apenas na última hora? É bem possível que isso tenha acontecido. O comunicado de Axl não é explícito mas sugere que o convite tardio o tenha desagradado. No Brasil, o anúncio dos artistas confirmados para o evento aconteceu na segunda semana de junho (veja aqui), quando foram anunciados os nomes de Alanis Morissette (que acabou cancelando a participação), Lenny Kravitz, Pharrell Williams e outros.

Será que o novo Guns n' Roses de Axl não poderia tocar com o equipamento de outros artistas? Quando alguém quer fazer uma coisa, simplesmente faz. Quando não quer, arruma "problemas" e "obstáculos". Certamente o Guns n' Roses poderia vir ao Brasil e usar equipamento cedido pela organização do evento ou mesmo por outra banda. Ainda mais que se trata de um evento beneficente, portanto a solidariedade seria mais que bem-vinda. Ou não?

Será que Lenny Kravitz inventou que estaria machucado para não ter que dividir o palco com Axl Rose? Em 1992, no infame show "Pay-per-view" do Guns n' Roses em Paris, na França, Axl Rose deixou o palco antes da participação de Lenny Kravitz. O guitarrista e cantor subiu ao palco do Guns n' Roses e tocou "Always on the Run" com o Guns n' Roses (foto) sem a participação de Axl. O cantor só voltou ao palco após o fim da música. Será então que Lenny aproveitou para dar o troco em Axl Rose 15 anos depois? Não é impossível, mas também não é provável. Afinal Lenny Kravitz foi visto ano passado num dos shows do novo Guns n' Roses em Nova York e poucos dias no show acústico secreto que Axl e sua banda fizeram no clube The Plum, no aniversário da atriz Rosario Dawson, também em NY (veja vídeos AQUI). Portanto se aconteceu algo entre Lenny e Axl em 1992, esse "algo" já deve ter sido superado.

Mesmo assim veja o vídeo abaixo de Lenny Kravitz tocando com o Guns n' Roses no show de Paris em 1992... nem sinal de Axl!


VÍDEO GUNS N' ROSES COM LENNY KRAVITZ - "ALWAYS ON THE RUN"
Ao vivo no Hippodrome de Vincennes, Paris, França, 06 de junho de 1992




Será que a crise dos aeroportos no Brasil teve alguma coisa a ver com a impossibilidade de arranjar vôos para Axl? É duro de acreditar que uma personalidade como Axl Rose (ainda mais aliada aos organizadores de um evento global do porte do Live Earth) não tenha conseguido UM assento em qualquer vôo saindo da Austrália para o Brasil. Ou será que a culpa de tudo foi a crise dos aeroportos no Brasil? Não dá para saber. Mas ninguém me tira da cabeça que se ambas as partes - Axl e os organizadores - realmente estivessem interessadas, mesmo que não houvesse vôos eles fariam uma vaquinha para alugar um jatinho ou algo parecido.

E finalmente a pergunta que realmente não quer calar... porque Axl lança um comunicado sobre o Live Earth e não diz uma palavra sobre "Chinese Democracy"? Nos últimos meses o site oficial do novo Guns n' Roses de Axl Rose foi pródigo em comunicado inúteis: um deles diz que a banda vendeu muitos ingressos no Itens do México, outro fala sobre o sucesso dos shows no México, há outro sobre o sucesso dos shows na Austrália e mais um sobre itens exclusivos da banda em leilão no eBay. Ou seja: nada de relevante e nenhuma palavra sobre "Chinese Democracy". Não dá para entender...


BONS TEMPOS: Guns n' Roses no Brasil em 1991

Enfim, se Axl não vem para o Brasil com sua nova banda, vale a pena lembrar de quando ele veio para o Brasil com o Guns n' Roses (foto). Assista abaixo o vídeo de "You Could be Mine" no Rock in Rio II de 1991 e delire. Na modesta opinião deste blog, essa é simplesmente **A MELHOR** performance de "You Could be Mine" ao vivo* (pouca gente concorda com isso, mas tudo bem). Detalhe: essa foi a segunda vez que o Guns n' Roses tocou essa música (a primeira havia sido três dias antes também no Rock in Rio). Mais: o microfone de Axl falha durante a música e Izzy canta alguns versos no lugar de Axl. E mais ainda: Axl canta apenas alguns trechos da última parte da letra (provavelmente porque não se lembrava de toda a letra ou porque a letra ainda não estava terminada). Mesmo com tudo isso - e levando-se em conta que as mais de 100.000 pessoas que estavam no show não conheciam a música! - essa performance é simplesmente animal. Veja o vídeo...

VÍDEO GUNS N' ROSES - "YOU COULD BE MINE"
Ao vivo no Maracanã, Rio de Janeiro/RJ, Brasil, 20 de janeiro de 1991




SHOWS INESQUECÍVEIS: Duas noites históricas no Brasil

Os primeiros shows do Guns n' Roses no Brasil foram simplesmente fantásticos. O debut da banda no país aconteceu em duas noites quentíssimas de verão nos dias 20 e 23 de janeiro de 1991, no Maracanã, no Rio de Janeiro, durante o Rock in Rio II (na foto ao lado, Axl e Izzy no show do dia 20). O Guns estava no auge absoluto, com várias músicas de " Appetite For Destruction" e " GN'R Lies" tocando sem parar no rádio e até na televisão.

Hoje pode parecer difícil de acreditar mas naquela época tinha música do Guns n' Roses tocando até em novela da Globo! "Sweet Child o' Mine" era a primeira música do disco da "Trilha Intenacional" da novela das seis "O Sexo dos Anjos", que ficou no ar entre setembro de 1989 e março de 1990 (o disco de vinil da "Trilha internacional" de Sexo dos Anjos - que traz o ator Mário Gomes na capa - é hoje uma raridade absoluta e item de colecionador). É difícil para quem não viveu aquela época entender, mas todo mundo - do metaleiro mais insano até a menininha de 14 anos - gostava de Guns n' Roses em 1991!.

A melhor parte é que o Guns veio para o Brasil com muita vontade de arrepiar, afinal o Rock in Rio II era o primeiro grande festival mundial da banda como atração principal. E isso sem falar que o Guns n' Roses ainda era o Guns n' Roses, com Axl Rose, Izzy Stradlin, Slash e Duff Mckagan. Steven Adler havia sido despedido no ano anterior, mas o estreante Matt Sorum não decepcionou em seu primeiro show com a banda, assim como o novo integrante, o tecladista Dizzy Reed. Isso mesmo, pode parecer loucura, mas os dois shows do Guns no Rock in Rio - em pleno em pleno Maracanã, diante de mais de 100 mil pessoas - foram os primeiros de Matt e Dizzy com a banda!

Com o Maracanã completamente lotado, os shows foram os maiores da carreira do Guns n' Roses até aquele momento - e, sem dúvida, também foram dois dos melhores! A banda tocou os clássicos de "Appetite" e "Lies" e estreou em primeira mão várias músicas de "Use Your Illusion", que ainda nem haviam sido lançados! Os brasileiros tiveram o privilégio de ouvir clássicos como "You Could be Mine", "Pretty Tied Up" e "Dead Horse" ao vivo em primeiríssima mão!

Assistindo o DVD daquelas apresentações hoje, é quase impossível encontrar qualquer coisa de ruim. Tudo parecia perfeito. Mas na época, apesar da "febre" em torno do Guns, muitas pessoas meteram a boca na banda e principalmente em Axl. O que mais se ouviu após os shows foi "Axl está gordo!", "Axl não consegue cantar ao vivo igual faz no estúdio" e "Que bermudinha ridícula aquela com a bandeira dos Estados Unidos" (foto).

Pura bobagem. Quem liga se fulano ou sicrano está gordo e se fulano usou essa ou aquela roupa ridícula? O que importa quando se vai a um show de rock é... o rock n' roll! Obviamente que Axl não consegue - e nem quer - repetir ao vivo os vocais que gravou em estúdio. É até difícil entender uma pessoa que queira que isso aconteça? Qualquer um que goste de rock n' roll sabe que pedir para um cantor fazer isso é ir contra a espontaneidade que torna o rock n' roll maravilhoso. Se você vai a um show esperando uma performance coreografada, talvez seja melhor ir a um show do Cirque du Soleil! Mas essa é outra história. A verdade é que o Guns n' Roses simplesmente destruiu nas duas noites do Rock in Rio II.


COLEÇÃO Você tem os shows do Guns no Rock in Rio II?

Se você não tem os CDs e DVDs com os shows do Guns n' Roses no Rock in Rio II, não perca mais tempo: são dois shows fantásticos e absolutamente obrigatórios na coleção de qualquer gunner que se preze! Existem CDs e DVDs bootlegs originais (prensados) com a gravação destes shows circulando entre colecionadores. É praticamente impossível encontrar esses discos em lojas de música no Brasil hoje em dia, pois a maioria só foi lançado no exterior. Se você tem interesse em adquirir algum desses álbuns, envie e-mail para encomendasdoguns@gmail.com.



Encontre: Axl; Axl Rose; Pôsters do Axl Rose; Guns n' Roses; Izzy; Chinese Democracy; Lenny Kravitz; Slash

Nenhum comentário: