quarta-feira, 4 de julho de 2007

TURNÊ 2007, SHOW #5 Em Adelaide, Axl e seu novo Guns enfim tocam "Chinese Democracy" (veja fotos, vídeos e baixe MP3s do show!)

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: HTGTH.com-1; HTGTH.com-2; HTGTH.com-3; News.com.au; NewGNR.com; Adelent.sa.gov.au; Blabbermouth.net
Imagens: HTGTH.com-1; HTGTH.com-2


Demorou mas aconteceu. No quinto show da turnê 2007 (foto), em Adelaide, na Austrália, Axl Rose e seu Guns n' Roses finalmente tocaram "Chinese Democracy", música que dá título ao esperado álbum e à turnê 2007 da banda. E apesar de ter um setlist praticamente idêntico aos quatro shows anteriores (Perth, Cidade do México, Guadalajara e Monterrey), totalmente baseado nos velhos clássicos de "Appetite For Destruction", o show teve momentos interessantes...

De acordo com este relato de um fã australiano que se identifica como kuestatic, em diversos momentos do show de Adelaide o guitarrista Richard Fortus parecia tocar as notas do que poderia ser "alguma música nova"... até ser interrompido por Axl. Veja abaixo trecho traduzido com exclusividade deste relato do fã:

"Eu não sei se alguém percebeu, mas durante o show várias vezes Richard começava a tocar notas do que parecia ser uma música nova e todos na banda ficavam olhando e rindo... Até que Axl dizia "Não" e ria também. Me pareceu que Richard estava querendo tocar uma música nova, talvez nos próximos shows teremos novidades. Ou talvez fosse só uma piada interna da banda. Talvez eu esteja vendo coisas, mas é divertido especular que a banda esteja pronta para tocar mais músicas novas..."

O blog NoticiadoGuns aposta que Axl e sua banda tenham pelo menos quatro músicas ainda inéditas já ensaiadas e prontas para serem tocadas. Essas músicas, porém, devem ser apresentadas somente após os shows da perna asiática (Austrália, Nova Zelândia e Japão) da turnê mundial 2007. Provavelmente Axl vai apresentar essas novas músicas em primeira mão em futuras datas na Europa e nos EUA, afinal não faria sentido para ele repetir o mesmo show que já fez nesses locais em 2006.

O SHOW: Axl de bom humor na cidade da Fórmula-1

O quinto show da turnê 2007 do novo Guns n' Roses aconteceu no dia 13 de junho no Adelaide Entertainment Centre (foto), na cidade australiana de Adelaide, que se tornou conhecida mundialmente nos anos 80 ao sediar etapas do campeonato mundial de Fórmula-1 (incluindo a memorável vitória de Alain Prost no GP de 1986).

O Adelaide Entertainment Centre, palco do show com capacidade para 11.000 pessoas, recebeu "8.000 fãs que curtiram cada minuto do show", de acordo com o artigo "Gunners blast Ent Centre" (algo como "Gunners detonam Ent Centre"), que a jornalista Danielle O'Donohue escreveu no The Advertiser. Veja abaixo vídeo do início dos primeiros momentos do show:

VÍDEO: INTRODUÇÃO + "WELCOME TO THE JUNGLE" (trecho)
Adelaide Entertainment Centre, Adelaide, Austrália, 13 de junho de 2007



(O vídeo completo de "Welcome to the Jungle" pode ser visto AQUI)


Segundo o artigo do The Advertiser, "é difícil chamar de Guns n' Roses uma banda sem Slash e Duff, mas os fãs não vieram pela banda - era Axl que eles queriam ver"
. A autora do artigo observa ainda que "mesmo sem a voz afiada de antes e com trancinhas ridículas, Axl ainda conserva o carisma que levou o Guns n' Roses a ser a maior banda dos anos 80". Já a jornalista Kate Mickan do jornal Sunday Mail escreveu no artigo "Guns for Hire back Axl" (algo como "Soldados contratados apóiam Axl") que "Axl provou que a voz é que faz uma boa banda de rock" e que "o público cantou palavra por palavra as ótimas 'Sweet Child o' Mine', 'Mr. Brownstone' e 'My Michelle'. Veja abaixo vídeo de "Sweet Child o' Mine":


VÍDEO: "SWEET CHILD O' MINE"
Adelaide Entertainment Centre, Adelaide, Austrália, 13 de junho de 2007




Uma fã que se identifica como "stolat" no site HTGTH.com relatou que a arena estava lotada e que as pessoas estavam espremidas como "sardinhas enlatadas". "O show teve abertura do Rose Tattoo e de Sebastian Bach e começou por volta das 23h. Axl parecia bastante feliz e falou que tinha adorado o público do último show em Perth mas que odiou tocar lá porque 'o auditório de Perth era como um buraco negro onde era difícil respirar'. Ele disse que estava adorando tocar num lugar em que não precisava se preocupar com aquilo", relatou a fã. Veja abaixo vídeo de "Patience":


VÍDEO: "PATIENCE"
Adelaide Entertainment Centre, Adelaide, Austrália, 13 de junho de 2007




Relatos de outros fãs dão conta de que Axl estava mesmo num bom-humor de dar inveja durante todo o show. "Sou fã desde 1987 e nunca vi Axl tão bem-humorado como neste show em Adelaide", disse o fã que se identifica como "eggers", no site HTGTH.com. Já o fã Brett escreveu no site NewGNR.com que ficou surpreso "com a energia de Axl, que se mexia no palco como se tivesse 25 e não 45 anos. Ele falou pouco com o público mas estava claramente se divertindo".

A recepção para as músicas novas variou bastante e "Better" foi a que recebeu mais aplausos. Um fã que se identifica como "gnrfresh" (nesta foto com o baterista Frank Ferrer) relatou no site HTGTH.com que "o público se empolgou com 'Better' e aplaudiu muito 'Madagascar', mas que a resposta foi morna para 'I.R.S.', 'The Blues' e 'Chinese Democracy'." O mesmo fã disse que "o público não parecia ligar para o fato de nenhum membro original da banda estar no palco além de Axl. Somos sortudos por ter Axl de volta. Ele mostra como bandas como Nickleback e Hinder são um bando de bichas. O Rei Axl está de volta para retomar sua coroa!", disse o fã.

SETLIST

Welcome to the Jungle
It's so Easy
Mr. Brownstone
Live and Let Die
Solo de Robin Finck
Sweet Child o' Mine
Better
Knockin' on Heaven's Door
You Could be Mine
Jam de Piano
Solo de Dizzy Reed (versão de "Angie" dos Rolling Stones)
The Blues
Apresentação da Banda/Jam
Solo de Richard Fortus
Dueto de Richard Fortus e Robin Finck (com Frank)
Out ta Get Me
Jam de Piano
November Rain
Jam de Piano
I.R.S.
Solo de Ron "Bumblefoot" Thal ("Don't Cry")
My Michelle (com Sebastian Bach)
Liquor & Whores (com Bubbles)
Patience
Nightrain
Chinese Democracy
Madagascar
Paradise City


Ao final do show, que durou duas horas e meia, Axl voltou ao palco e puxou os gritos de "Aussie, Aussie Aussie! Oi, Oi, Oi!", tradicional "grito de guerra" australiano em competições esportivas. Depois disso, Axl acenou e deixou o palco em direção a uma festa particular que estaria estampada nas páginas de um jornal de Adelaide poucos dias depois...


DOWNLOAD MP3: Show incompleto
Adelaide Entertainment Centre, Adelaide, Austrália, 13 de junho de 2007

01- TV Promo (0:29)
02- Welcome To The Jungle (6:37)
03- Sweet Child O' Mine [intro] (0:35)
04- Knockin' On Heaven's Door (7:45)
05- November Rain (8:18)
06- Patience (6:19)
07- Paradise City (6:58)

Faça o download AQUI (link de estebanf)


APÓS O SHOW: Fotógrafo em festa particular de Axl

Logo após o show do novo Guns n' Roses em Adelaide, o fotógrafo Simon Cross do "Sunday Mail" (jornal de Adelaide) recebeu um convite inusitado: sem qualquer aviso, foi convocado para "fotografar" uma festa particular de Axl (foto ao lado) e sua nova banda na cobertura de Axl no hotel Hyatt. Veja os scans do jornal com FOTO da festa e o RELATO do fotógrafo e leia a tradução exclusiva do depoimento abaixo:

"Estava no hotel tentando tirar algumas fotos de Axl e quando ele chegou eu consegui alguns cliques da banda entrando no hotel. Alguns minutos depois, uma assessora da banda desceu e me perguntou se eu queira 'tirar algumas fotos melhores de Axl e da banda'. Eu entrei com ela no bar do hotel e depois de um tempo ela me pediu para deixar minha cãmera de lado e se juntar à banda na festa na cobertura de Axl. Quando eu cheguei havia umas 10 pessoas mas logo depois já haviam chegado mais umas 20. Havia cerveja e energéticos à vontade.

A banda foi chegando. Todos foram gentis e me disseram "olá". Um dos membros sentou-se ao piano e tocou músicas de Elton John e dos Beatles. Não era o que eu esperava de uma festa do Guns n' Roses. Axl chegou e a sua assessora nos apresentou. Eu estava bem nervoso, pois conhecia histórias de Axl quebrando câmeras e batendo em fotógrafos. Mas ele foi muito legal e me deixou bem à vontade.

Ele falou que adora wallabies (espécie de canguru pequeno) e disse que já teve alguns como bichos de estimação. Durante a festa toda ele sempre tinha um drink nas mãos mas estava sob controle. E parecia muito feliz. Os caras da banda inclusive disseram que nunca tinham visto ele tão feliz depois de um show. O que me marcou foi conversar com ele enquanto ele tocava piano. Fiquei por lá umas quatro horas até o momento em que eles saíram para o Aeroporto. Foi bizarro, mas eu nunca vou esquecer".


LEIA MAIS: Sobre os outros shows da turnê 2007

• SHOW #4 - Perth, Austrália
• SHOW #3 - Cidade do México, México
• SHOW #2 - Guadalajara, México
• SHOW #1 - Monterrey, México



Encontre: Chinese Democracy; Axl Rose; Guns n' Roses; Appetite For Destruction; Dizzy Reed; Duff; Elton John; Beatles; Knockin' on Heaven's Door; November Rain; Rolling Stones; Rose Tattoo; Sebastian Bach; Slash; Austrália

Nenhum comentário: