segunda-feira, 4 de junho de 2007

TURNÊ 2007, SHOW #01 Nova turnê, velhos hábitos: Axl Rose atrasa, esgota mexicanos e toca as músicas de sempre em Monterrey (veja fotos + vídeos)

Texto: Luciano Loccy (direitos reservados/reprodução proibida)
Fontes: HTGTH.com; NewGNR.com; GNRForums.com; ArenaMonterrey.com; GNROnTour.com
Imagens: NewGNR.com; HTGTH.com1; HTGTH.com2


Axl Rose gosta de viver perigosamente. Não se sabe onde o cantor estava às 11h30 da noite do último sábado, 2 de junho, mas uma coisa era certa: ele não estava na Arena Monterrey - onde deveria estar. E isso quase gerou um enorme tumulto no local. Às 11h30 da noite daquele sábado, Axl deveria estar no palco da Arena Monterrey cantando "November Rain" ou berrando os versos de "Sweet Child o' Mine" com sua versão remodelada do Guns n' Roses. O primeiro show da turnê 2007 da banda deveria estar acontecendo. Pelo menos era isso que diziam os anúncios do show nas ruas (foto), nas rádios e nos jornais de Monterrey, no México. Era isso o que estava escrito em cada um dos cerca de 17.000 ingressos vendidos para o show:

INÍCIO: 21h


Os ingressos para o show haviam se esgotado há quase uma semana. Mesmo sem Izzy, Slash, Duff e Steven, Axl e o seu novo Guns n' Roses eram ansiosamente esperados no México. Pessoas vindas de todas as partes do país viajaram até Monterrey somente para assistir ao primeiro show da banda em 2007. Até alguns norte-americanos aproveitaram a proximidade da cidade com os EUA e cruzaram a fronteira para ver o cantor ao vivo com sua nova banda: Robin Finck, Ron "Bumblefoot" Thal e Richard Fortus nas guitarras, Tommy Stinson no baixo, Frank Ferrer na bateria e Dizzy Reed e Chris Pittman nos teclados.

E foram esses caras que deram um presente inesperado para quem chegou cedo à Arena Monterrey (foto). Antes dos portões serem abertos, por volta das 17h30, a banda (sem Axl) fez a passagem de som e quem estava na fila do lado de fora foi brindado com versões instrumentais dos clássicos "Welcome to the Jungle", "It's so Easy" e "Mr. Brownstone", além da nova "Madagascar".

Era um começo excitante para uma noite esperada há 14 anos, mais exatamente desde 28 de abril de 1993, quando o Guns n' Roses havia feito seu último show no México, no Estadio Universitario de Monterrey. Como diz a música "14 Years", do álbum "Use Your Illusion II", foram "fourteen years of sorrow, fourteen tears of pain..." para os fãs mexicanos de Axl Rose.

Mas a espera tinha hora marcada para acabar: às 21h! E bastou as portas da Arena Monterrey se abrirem para que os mexicanos corressem para se posicionar nos melhores locais próximos ao palco da arena. Às 21h, quando a primeira banda de abertura (The Volture) subiu ao palco, o público vaiou ostensivamente, xingou os músicos e atirou coisas no palco até a banda sair. E a banda saiu após tocar apenas três músicas. A segunda banda (Maligno) também foi recebida com hostilidade e também deixou o palco em pouco tempo, sob vaias. Era como se o público quisesse eliminar qualquer obstáculo que pudesse atrasar o show de Axl Rose.

Mas havia um obstáculo que os mexicanos não conseguiram eliminar: o próprio Axl Rose e seu velho hábito de deixar o público de pé esperando por horas a fio até o momento em que ele decide que chegou a hora de subir ao palco. Às 22h, o martírio estava apenas começando na Arena Monterrey. Naquele momento, mesmo suados devido ao calor infernal e cansados após horas de pé, os fãs de Axl ainda estavam animados e não tinham nenhuma intenção de se mover para não perder a visão privilegiada do palco (foto) e poder ficar o mais próximo possível do lendário cantor.

O problema é que Axl Rose ainda não estava pronto. Aliás, não se sabe onde o cantor estava ou o que ele estava fazendo. O fato é que os minutos foram passando e nada de Axl aparecer. Mais de uma hora e meia depois, às 23h30, os mexicanos começaram a se perguntar o que poderia estar acontecendo. Os fãs mais hardcore sabiam: aquele atraso era absolutamente normal. Mas a maioria das pessoas estava simplesmente a fim de ouvir um bom show de rock e começaram a ficar impacientes.

Simultaneamente, rumores malucos começaram a circular. Uns diziam que Axl estaria naquele momento desembarcando no aeroporto de Monterrey. Outros que o show seria cancelado. Ninguém sabia de fato o que estava acontecendo. O fã "BetoRose" fez um relato da situação no site HTGTH.com. "Eu estava com dois primos e um deles simplesmente não aguentou ficar de pé no meio da multidão e foi para o saguão da arena. Às 0h15 ele me ligou e disse que havia uma fila gigante com um monte de pessoas irritadas e bêbadas pedindo o dinheiro de volta. Meu primo disse que pelo menos 1.000 pessoas não aguentaram esperar e simplesmente saíram da arena!".

Para os que ficaram, a irritação crescia a cada minuto. A arena inteira passou a vaiar ruidosamente o atraso de Axl e algumas pessoas começaram a atirar objetos no palco. Brigas pipocavam em cada canto. Segundo o relato do fã Brokenfix no site NewGNR.com, um dos momentos mais tensos aconteceu quando uma brigada de policiais entrou na arena. "Eu pensei: 'Pronto, esses policiais devem estar entrando porque o show vai ser cancelado e vão precisar conter a multidão. As coisas vão ficar feias por aqui'", relatou. Pouco depois das 0h30, quando a tensão estava atingindo seu ápice, uma mensagem salvadora surgiu nos telões da Arena Monterrey:


"Em poucos minutos o Guns n' Roses estará no palco.
Obrigado pela paciência".



O público vibrou. E não demorou muito para as luzes se apagarem e o show começar. E demorou menos ainda para o público perdoar Axl: bastou ele surgir (foto) e gritar "Do You know were the fuck you aaaaaare!" junto aos primeiros acordes de "Welcome to the Jungle" para a Arena Monterrey simplesmente explodir!

O público foi ao delírio, pulou e cantou em uníssono a música do começo ao fim. "Foi só o show começar que eu senti a adrenalina fluindo dentro de mim e recarregando minhas baterias. Esqueci completamente do cansaço e da sede que estava sentindo", relatou BetoRose. Não é difícil imaginar que o mesmo aconteceu com cada um dos mexicanos que haviam resistido até ali...

O show seguiu em alta vibração durante duas horas, ainda que (ou talvez porque) a seleção de músicas tenha sido praticamente idêntica à das turnês de 2006 e 2002 do novo Guns n' Roses. A banda tocou nada menos que OITO das 12 músicas do clássico "Appetite For Destruction", quatro de " Use Your Illusion" e a balada "Patience". Sobrou espaço para apenas três músicas "novas" (do eternamente adiado "Chinese Democracy"): "Better", "I.R.S." e "The Blues", desconhecidas para a maioria dos presentes.



SETLIST:

Welcome to the Jungle
It's so Easy
Mr. Brownstone
Live and Let Die
Solo de Guitarra de Robin Finck
Jam com Frank e Dizzy
Sweet Child o' Mine
Better
Knockin' on Heaven's Door
You Could be Mine
Solo de Piano de Dizzy Reed ("Angie", dos Rolling Stones)
The Blues
Jam de Guitarra de Richard Fortus e Robin Finck
Out ta get Me
Jam
November Rain
I.R.S.
Solo de Guitarra de Ron "Bumblefoot" Thal ("Don't Cry")
My Michelle
Patience
Nightrain
Paradise City

A julgar pelo quase tumulto em Monterrey, você pode imaginar que Axl Rose goste de viver no fio da navalha. Pode ser. Afinal, por muito pouco seus caprichos não causam uma grande revolta na multidão. Mas analisando o cantor sob outro ângulo, você poderia dizer que Axl também gosta de se sentir seguro. Desde que reformou o Guns n' Roses e começou a tocar ao vivo novamente, em 2001, o cantor vem baseando todos os shows de sua nova banda no clássico álbum "Appetite for Destruction" do Guns n' Roses e tocando duas, três ou quatro músicas novas por show. Assim fica fácil. O jogo já está ganho desde o começo.

Portanto, a pergunta que fica no ar é: Axl vai seguir vivendo sua vida em cima dos sucessos do passado, criados com Izzy, Slash, Duff e Steven? Ou será que o cantor vai finalmente lançar "Chinese Democracy" e passar a basear seus shows nas novas composições que criou nos últimos dez anos ao lado dos novos membros de sua nova banda? Ninguém sabe a resposta. Até porque nos mais de 120 minutos do show de Monterrey, Axl não fez qualquer menção a "Chinese Democracy"...








VÍDEOS Veja cinco vídeos deste show!


"WELCOME TO THE JUNGLE"

(Música completa, filmagem da arquibancada, ótima qualidade de vídeo e áudio)







"IT'S SO EASY"

(Trecho, filmagem próxima ao palco, ótima qualidade de vídeo e péssima de áudio)







"SWEET CHILD O' MINE"

(Música completa, filmagem da arquibancada, boa qualidade de vídeo e ótima de áudio)







"KNOCKIN' ON HEAVEN'S DOOR"

(Trecho, filmagem da arquibancada, boa qualidade de vídeo e ótima de áudio)







"NOVEMBER RAIN"
(Música completa, filmagem da arquibancada, excelente qualidade de vídeo e áudio)





Veja mais fotos deste show:
NewGNR.com
HTGTH.com




Encontre: Chinese Democracy; Guns n' Roses; Axl Rose; Appetite For Destruction; Itens do México

Nenhum comentário: