sexta-feira, 1 de junho de 2007

REVIEW Velvet Revolver toca para casa cheia no Starland Ballroom (artigo +fotos +depoimentos +vídeos!)

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: Velvet-Revolver.com; VelvetRevolverForum.com; StarlandBallroom.com
Imagens: StarlandBallroom.com; MythicReality.com; VelvetRevolverForum.com


"Esta música é sobre um professor que faz sexo com uma menina de 16 anos e vai para a cadeia", disse Scott Weiland sobre a música "Just 16". Assim que o cantor terminou de "explicar" a nova música (que vai estar no novo CD do Velvet Revolver, "Libertad"), ele percebeu o olhar aflito do baterista Matt Sorum que parecia lhe dizer: "Não, não! Agora não! Ainda não, cara!". Duff Mckagan e Dave Kushner, porém, já estavam correndo para trocar de guitarra. Mas Scott entendeu o recado de Matt. Ainda não era hora de tocar "Just 16". Primeiro a banda tocaria "Fall to Pieces" e, depois, "Just 16". Rapidamente, então, Scott virou-se para o público e disse: "Hã... 'Fall to Pieces'...". Duff e Dave correram para destrocar as guitarras...

O Velvet Revolver tocou então a balada "Fall to Pieces", talvez o maior hit do primeiro disco da banda, "Contraband", uma música que tem riff e andamento irritantemente derivados de "Sweet Child o' Mine" do Guns n' Roses. Após a música, Scott rapidamente pediu desculpas ao público pela "confusão" e explicou: "O que eu falei naquela hora era sobre a música que vamos tocar agora, que chama 'Just 16'", disse o vocalista. "'Fall to Pieces' é sobre a minha mulher. Mas, pensando bem... Minha mulher tinha 16 anos quando eu a conheci. E eu tinha 22", completou Scott, com um sorriso no rosto. Depois da rápida explicação, o Velvet finalmente tocou "Just 16"...

A cena descrita acima aconteceu no show do Velvet Revolver no último dia 18 de maio no Starland Ballroom, em Sayreville, Nova Jersey, EUA (as fotos desta matéria são do show). Um show que além de "Just 16" teve nada menos que outras cinco músicas novas do ainda não lançado "Libertad" (que chega às lojas no dia 3 de julho). No apertado clube de New Jersey, o Velvet Revolver destilou rock n' roll diante de 2.200 fãs sortudos que esgotaram os ingressos e se espremiam para ficar o mais próximo possível da banda.

SETLIST

01. Let It Roll
02. Do It For The Kids
03. Sucker Train Blues
04. Superhuman
05. The Last Fight
06. She Mine
07. Big Machine
08. Get Out The Door
09. Vasoline
(cover do Stone Temple Pilots)
10. Fall to Pieces
11. Just 16
12. She Builds Quick Machines
13. Set Me Free
14. Wish You Were Here
(cover do Pink Floyd)
15. Used To Love Her
(cover do Guns n' Roses)
16. Psycho Killer
(cover do Talking Heads)
17. Slither


Entre uma música e outra, Scott apresentou a banda: "Nós somos o Velvet Revolver, a última esperança para a porra do rock n' roll". Um auto-elogio patético e desnecessário, como se um cara chegasse numa garota e dissesse: "Oi, eu sou o último homem de verdade". O tipo de coisa que é bom quando alguém fala de você, para você, sobre você, mas soa lamentável quando você fala de si mesmo. Alguém precisa explicar isso para Scott.

Mas a platéia que lotou o Starland Ballroom aparentemente não estava nem um pouco preocupada com as divagações de Scott sobre o Velvet Revolver e o rock n' roll. Na verdade, o público parecia concordar 100% com Scott, agindo como se o Velvet Revolver fosse de fato a salvação do rock. O que, diga-se de passagem, não é exatamente um absurdo num mundo dominado por bandas como Escrotescence, My Scrotal Romance e similares. O fato é que o Velvet conseguiu fazer a platéia do Starland Ballroom vibrar por mais de uma hora de show, como já havia feito nas outras duas vezes que tocou na casa em 2004 e na virada do ano de 2005 para 2006).

DEPOIMENTOS O que os fãs disseram

Jim Jorgensen: "Estou mentalmente, fisicamente e emotionalmente esgotado depois do melhor show da minha vida. Velvet Fucking Revolver!"

Twistedj: "Foi um show inacreditável. Foi tão bom que eu ainda estou flutuando"

Mike Long: "Esses filhos da mãe são tão barulhentos quanto um Boeing 747. As músicas novas levantaram a galera bem rápido, o que não é normal acontecer. É a oitava vez que eu vejo eles e dessa vez eles pareceram mais unidos. Scott e Slash interagiram muito mais, o que é sempre legal de ver".

Jay: "Eu já tinha visto eles ao vivo duas vezes antes mas ver esses caras num clube pequeno foi animal. Eles obviamente gostam de tocar em lugares menores e são a melhor resposta para quem diz que o rock acabou".



VÍDEOS Veja seis vídeos deste show!

Algumas pessoas que estavam no Starland Ballroom gravaram vídeos amadores de diversas músicas do show. A qualidade de som e imagem varia muito. Alguns vídeos têm ótimas imagens de perto do palco mas o som está um pouco estourado. Outros vídeos foram feitos mais afastados do palco, mas a gravação do som ficou muito melhor. Veja abaixo vídeos das novas "Just Sixteen" (com direito a vocais de Slash), "She Mine" (em duas versões) e "Let it Roll", além da clássica "Slither" e do estranho cover de "Psycho Killer" (do Talking Heads). Veja também um vídeo legal de um pai que foi ao show com o filho (que deve ter no máximo uns dez anos) e no final o moleque ganha palhetas de todos os caras da banda!



"JUST SIXTEEN" Vídeo de ssslashh (muito perto do palco, filmagem razoável, som razoável com volume um pouco estourado)







"SHE MINE" Vídeo de kare2cares (visão geral do palco, filmagem razoável, som muito bom)







"SHE MINE" Vídeo de MrSteak (bem próximo ao palco, ótima filmagem, som razoável com volume um pouco estourado)







"LET IT ROLL" Vídeo de ssslashh (muito perto do palco, filmagem razoável, som razoável com volume um pouco estourado)







"SLITHER" Vídeo de cgb77 (visão geral do palco, um pouco distante, filmagem razoável, som muito bom, mostra bem a platéia cantando junto)







"PSYCHO KILLER" (COVER DO TALKING HEADS) Vídeo de cgb77 (visão geral do palco, um pouco distante e imagem invertida)







"VÁRIAS MÚSICAS" (GAROTO GANHA PALHETAS DA BANDA) Vídeo de jaycaq (muito perto do palco, imagens excelentes, som ruim)







FOTOS Veja mais galerias de fotos desse show:

StarlandBallroom.com (clique em "next" para ver todas as fotos)
MythicReality.com (fotos de Stevai)
VelvetRevolverForum.com



LEIA MAIS Veja outras matérias sobre a mini-turnê norte-americana do Velvet Revolver:

REVIEW Velvet Revolver enfrenta recepção "fria" da platéia em festival nos EUA
REVIEW Velvet Revolver em Boston (artigo traduzido, fotos e vídeo!)



Encontre: Velvet Revolver; Slash; Scott Weiland; Duff; Libertad

Nenhum comentário: