segunda-feira, 18 de junho de 2007

REVIEW Deu no New York Times: Velvet Revolver no Nokia Theatre Times Square (artigo traduzido + fotos + vídeos!)

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: NYTimes.com; Velvet-Revolver.com; VelvetRevolverForum.com; UltimateGuitar.com; NokiaTheatreNYC.com; Wikipedia1
Imagens: Entertainment-Link.com; VelvetRevolverForum.com1; Alex/MyLesPaul.com; VicariousMusic.com; VelvetRevolverForum.com2; Art.com


O New York Times, um dos mais importantes jornais do planeta, acompanhou no último dia 22 de maio o show do Velvet Revolver no Nokia Theatre Times Square, em Nova York, nos EUA (foto ao lado). Quem fez a cobertura do show foi o crítico musical Jon Pareles e o resumo de suas impressões está no artigo "We Don’t Need No Stinking Jet Set" (algo como "Nós não precisamos desse lixo de Alta Sociedade").

Você vai ler agora com exclusividade aqui no blog NoticiasdoGuns a tradução completa desse artigo e descobrir o que o New York Times achou do show da Velvet Revolver. Antes, vale a pena dizer que o título do artigo é uma referência ao verso "All that first-class jet set gets me down" ("Esse negócio de primeira classe e alta-sociedade me deixa para baixo") da música "Big Machine", de "Contraband".

Além do artigo traduzido esse post traz também fotos e vídeos do show do Nokia Theatre, o último da mini-turnê de "aquecimento" para o lançamento de "Libertad" (leia mais sobre outros shows da mini-turnê: Camden, Sayreville, Boston e Columbus). A banda fez 12 apresentações nos EUA e uma no Canadá nesta mini-turnê, tocando em festivais, programas de TV e principalmente em clubes pequenos como o Nokia Theatre, que tem capacidade para 2.100 pessoas e fica no nº 1515 da Broadway, na esquina com a 44th Street, no coração da "Big Apple".


ARTIGO TRADUZIDO "We Don't Need no Stinking Jet Set"
"Nós não precisamos desse lixo de Alta-Sociedade"; Por Jon Pareles.
Publicado no New York Times em 24 de maio de 2007


O Velvet Revolver está começando a parecer uma banda de "preservacionistas". Os músicos subiram ao palco do Nokia Theatre na última terça-feira à noite cuidadosamente vestidos, como se fossem atores preparados para encenar uma cena da Guerra Civil norte-americana. Scott Weiland, o vocalista, estava com seu quepe de policial, óculos escuros, jaqueta aberta mostrando o peito, cinto cheio de botões e calça colada. Slash, na guitarra, vestia sua cartola de Mad Hatter (Chapeleiro Louco) (nota do tradutor: referência ao clássico personagem do livro "Alice no País das Maravilhas"), cabelos enrolados na altura dos ombros, óculos ainda mais escuros e uma camiseta com a palavra FUCK (foto ao lado). Ninguém se surpreendeu quando ambos tiraram a camisa e jaqueta pouco depois.

Eles dizem de maneira definitiva que tocam rock n’ roll (para ser mais exato, eles dizem "fuckin' rock n' roll") mas na verdade tocam uma variante: o Hard Rock de Hollywood dos anos 80 e 90, uma mistura de Glam e Punk Rock, com um toque de Grunge. É música sobre desejos e vícios - sexo, drogas, fama e revanche - baseada em riffs de guitarra e acordes pesados sobre uma bateria furiosa; combina arrogância com insatisfação. “Todo esse negócio de primeira classe e alta sociedade me deixa para baixo”, Mr. Weiland canta em "Big Machine".

Tanto tempo depois do auge do rock de Hollywood, o Velvet Revolver é provavelmente a banda mais competente deste estilo entre as que ainda estão na ativa. E seus membros são veteranos com currículo. Mr. Weiland integrava o Stone Temple Pilots e Slash e Duff Mckagan (baixo) são dois dos fundadores do Guns n' Roses. A banda conta ainda com Matt Sorum (que também já foi do Guns n' Roses) na bateria e Dave Kushner na guitarra base.

O grunge e o Guns n’ Roses eram memórias bem mais recentes em 2004, quando o Velvet Revolver lançou seu primeiro álbum, "Contraband" (pela RCA). O segundo disco da banda, "Libertad" (também pela RCA), estava programado para sair em maio mas será lançado no dia 3 de julho. A banda já está em turnê e tocou cinco músicas novas no show, incluindo "Get Out the Door", sobre o que deve ser um problema social grave em Hollywood: encontros com travestis. Duas das novas são bastante previsíveis: "She Mine", um grunge movido a cowbell e "Just 16", que tem um toque de rock dos anos 50. Já o novo single "She Builds Quick Machines" tem letra sinuosa e muitas partes diferentes, como uma música do Led Zeppelin. E "The Last Fight" começa como um folk-rock e se transforma numa balada poderosa e séria, com versos como "Eles têm medo quando nós cuspimos fogo e começamos a viver" (veja vídeos abaixo).

VÍDEO: "SHE MINE" (Boa qualidade se vídeo e áudio!)




VÍDEO: "LAST FIGHT" (Boa qualidade se vídeo e áudio!)




Mas o show do Velvet Revolver é baseado em estilo e postura; os membros da banda sobem nas plataformas colocadas em cima dos monitores e posam para a audiência. O Velvet Revolver se parece com uma banda punk no palco mas o som da banda tem técnica apurada. Os grunhidos de Weiland se tornam mais profundos a cada novo verso, enquanto os riffs se repetem e crescem até explodir com a bateria. Quando Slash sola, reunindo o fraseado de Eric Clapton com a pegada de Jimi Hendrix, ele segura a guitarra verticalmente e só move os dedos.

Na hora do bis, o Velvet Revolver toca dois covers inusitados: "Wish You Were Here" do Pink Floyd (que Mr. Weiland dedica aos soldados no Iraque) e, inimaginável, "Psycho Killer" do Talking Heads, transformada num ameaçador hard rock. Mas no final o Velvet Revolver volta às suas raízes e encerra o show com "It’s So Easy", do Guns n’ Roses (veja vídeos abaixo).

VÍDEO: "WISH YOU WERE HERE" (Boa qualidade de áudio e vídeo)




VÍDEO: "IT'S SO EASY" (Boa qualidade de áudio e vídeo)




* CORREÇÕES: Ao contrário do que Jon Pareles escreveu no artigo acima, a banda NÃO encerrou o show com "It's so Easy" e sim com "Slither". Outro erro no artigo: a banda tocou seis músicas novas e não cinco ("Let it Rol" não foi citada pelo jornalista). Mais uma incorreção: Slash vestia uma camisa escrito FUCK YOU VERY MUCH (como pode ser visto nas fotos acima) e não simplesment FUCK.


FOTOS Veja + fotos desse show:

Alex/MyLesPaul.com
VicariousMusic.com



Encontre: Velvet Revolver; Contraband; Libertad; Slash; Duff Mckagan; Scott Weiland; Matt Sorum


Nenhum comentário: