quinta-feira, 14 de junho de 2007

TURNÊ 2007, SHOW #02 Fãs revoltados em Guadalajara (relato + foto + vídeos!)

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: HTGTH.com; NewGNR.com
Imagens: HTGTH.com1; HTGTH.com2


Você já leu neste post que no primeiro show do novo Guns n' Roses em 2007 (em Monterrey, no México) Axl Rose subiu ao palco mais de três horas atrasado. Agora adivinha o que aconteceu no segundo show em Guadalajara... Vinte e quatro horas depois, no segundo show da turnê do novo Guns em 2007, Axl fez a mesmíssima coisa: deu um baita "chá de cadeira" nos mexicanos que pagaram caro pelo ingresso (imagem ao lado) para ver a sua nova banda. Sim, como disse um mexicano após o show, "Axl Rose iso de las sullas en Guadalajara"...

Mas houve uma diferença em relação ao show de Monterrey: os mexicanos de Guadalajara reagiram enfurecidamente ao pastelão de Axl Rose... "La gente se puso loca", disse outro mexicano. A revolta foi tamanha que alguns chegaram a queimar camisetas do Guns. E o pior é que os fãs acabaram extravasando seu descontentamento em quem não tinha nada a ver com o atraso de Mr. Rose: a equipe da banda. Desprotegidos, os engenheiros e técnicos de som da banda se tornaram alvo da revolta dos mexicanos e foram atacados com copos de cerveja e outros objetos...


ANTES DO SHOW: Show de horror

A expectativa para o concerto era a melhor possível: os ingressos se esgotaram com vários dias de antecedência graças à imensa vontade dos mexicanos de ver Axl ao vivo novamente (Axl não tocava no México desde 1993). No dia do show o público chegou cedo à Arena VFG logo começaram a surgir rumores de que o show seria transmitido ao vivo pela rádio mexicana RMX1003. A rádio tocava os clássicos do Guns n' Roses (e também músicas do novo Guns de Axl, como "Better") sem parar e estava entrevistando pessoas ao vivo, o que fazia crescer os rumores e a expectativa de uma possível transmissão ao vivo.

A Arena VFG, local do show, estava completamente lotada (foto) esperando pelo retorno triunfal de Axl Rose a Guadalajara. A capacidade da arena é de 22.000 pessoas mas devido à grande procura pelo show, foram colocados mais ingressos à venda e relatos dão conta de que haviam mais que 32.000 pessoas no local.

A sessão de tortura das bandas de abertura foi rápida: a primeira banda entrou às 21h30 e a segunda banda deixou o palco às 22h30. O caminho estava aberto para Axl e seu novo Guns n' Roses.

O que os mexicanos não sabiam é que o primeiro show de Axl Rose naquela noite já havia começado e se estenderia pelas próximas duas horas. Era o show de horrores de um artista que insiste em se atrasar e desrespeitar o público que mais o adora em cada um de seus shows. Segundo depoimento do fã Xavier Sotelo no site NewGNR.com, conforme as horas passavam e Axl não aparecia, o público ficava mais angustiado "e impaciente porque nada acontecia", até que... "a Arena VFG se transformou num inferno".


RELATO: Mais uma vez, um "quase-riot" no México

A seguir você confere um resumo do relato de Xavier e diversos vídeos gravados por fãs que revelam o clima antes do show:

22h30: a banda "Nata" deixa o palco e a equipe do Guns n' Roses começa a ligar os instrumentos e testar o som (a esta altura o público ainda está animado, veja no VÍDEO ABAIXO).





23h00: O clima esquenta. As pessoas se desesperam e algumas começam a brigar. Culpa do álcool e da demora.

23h15: Alguns fãs na arquibancada ateam fogo numa camiseta do Guns n' Roses e a arena vai a loucura. Os mexicanos aplaudem o ato e começam a gritar "PUTOS! PUTOS!" (veja no VÍDEO ABAIXO os fãs colocando fogo na camiseta do Guns e a Arena VFG inteira gritando "PUTOS! PUTOS!")





23h20: Alguns fãs jogam copos de cerveja na mesa de som e nas câmeras (veja no VÍDEO ABAIXO a equipe de som da banda sendo atacada por uma chuva de copos de cerveja, os mexicanos gritando "mercenário" e diversos fãs queimando camisetas).




23h25: A confusão se instala em diversos pontos da arena. As pessoas atiram coisas umas nas outras, inclusive copos cheios de mijo (veja no VÍDEO ABAIXO uma verdadeira revoada de copos por toda a arena; é possível escutar um mexicano falando "a este passo no va haber concerto")




23h30: O engenheiro-chefe abandona sua posição e leva com ele todo seu equipamento, fazendo sinais negativos como se não fosse possível realizar o show (mesmo em meio à confusão, houve momentos de bom-humor, como quando "Slash" apareceu no meio do público - veja no VÍDEO ABAIXO).




00h00: As coisas ficam realmente avacalhadas. O público está fora de controle e responde com anarquia à demora da banda. Alguns começam a pedir seu dinheiro de volta e outros abandonam a Arena (veja abaixo UM VÍDEO HILÁRIO em que um fã com uma câmera pede para que os demais fãs façam um "comentário" sobre a situação. A maioria grita palavrões).




00h10: Finalmente alguém da equipe da banda mostra coragem e diz que Axl e os demais estavam a caminho da Arena e que começariam o show em 30 minutos (veja NO VÍDEO ABAIXO garotas botando fogo em camisa do Guns no exato momento em que o locutor anuncia que a banda vai começar o show "em trinta minutos").




00h10: O público grita de alegria. Alguns fãs que estavam nas arquibancadas tentam descer para a pista. Muitos conseguem driblar a segurança e ficar mais perto do palco (como é possível ver nos VÍDEOS ABAIXO).






00h20: O engenheiro-chefe volta à sua posição. Aparentemente o show vai começar.

00h30: As luzes se apagam. O público urra. Robin Finck entra no palco e toca os primeiros acordes de "Welcome to the Jungle". Alguém atira um copo de cerveja nele. O copo acerta sua mão e molha sua guitarra. O guitarrista ignora o incidente. Axl aparece e grita 'Do you know where you are?'. E o show começa...


MÚSICA A MÚSICA! Veja vídeos do show

WELCOME TO THE JUNGLE:






MR. BROWNSTONE:






SOLO DE ROBIN FINCK:






I.R.S.:






SOLO DE RON "BUMBLEFOOT" THAL (TEMA MEXICANO + DON'T CRY):






NIGHTRAIN:






MADAGASCAR:






SETLIST COMPLETO:

Welcome to the Jungle
It's so Easy
Mr. Brownstone
Solo de Robin Finck
Sweet Child o' Mine
Better
Solo de Dizzy Reed
The Blues
Live and Let Die
Solo de Richard Fortus
You could be Mine
Knockin' on Heaven's Door (vídeo)
Out ta get Me
I.R.S.
November Rain
Solo de Ron "Bumblefoot" Thal ("La Raspa" e "Don't Cry")
Patience
My Michelle
Nightrain
Madagascar
Paradise City


Não foi só o atraso de Axl que se repetiu em Guadalajara: o setlist do show foi praticamente o mesmo. Novamente nenhuma música diferente das tocadas nas turnês de 2002 e 2006. Novamente nenhuma palavra sobre "Chinese Democracy". A única novidade em relação ao show de Monterrey foi "Madagascar". Segundo relatos, Axl aparentemente estava mais animado do que em Monterrey. Ele falou algumas palavras em espanhol e apareceu vestido como um Mariachi, inclusive com um chapéu mexicano, que depois atirou para o público.

Após o show, a rádio mexicana passou a transmitir um show do Guns n' Roses na íntegra. Mas não era o show de Monterrey. Era o show do Guns n' Roses no festival NovaRock 2006 Festival - gravado em 17 de junho de 2006, na cidade de Nickelsdorf, na Áustria. Um fã casual jamais perceberia a diferença. Mesma banda, mesmo cantor, mesmo setlist...


Encontre: Axl Rose; Guns n' Roses; Itens do México; Chinese Democracy; Appetite For Destruction

Nenhum comentário: