terça-feira, 4 de março de 2008

LIVRO Del James relança livro de contos que inspirou vídeo de 'November Rain'

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fonte: HTGTH.com; MySpace/GunsnRoses.com; LanguageOfFear.com; Wikipedia/Del_James; IzzyOnTour.com; Blabbermouth.net
Imagem: LanguageOfFear.com


Velho amigo de Axl Rose, o jornalista Del James (na foto com Axl em Londres, 1987) está relançando seu livro 'The Language of Fear', famoso graças ao conto 'Without You', que, segundo Axl, inspirou o video de 'November Rain' do Guns n' Roses. O livro - que tem outros 14 contos - estava fora de catálogo há quase dez anos e era considerado uma raridade entre fãs do Guns e de Axl. Algumas cópias usadas do livro chegaram a ser vendidas por pequenas fortunas em sites como Amazon e eBay. A nova edição de "The Language of Fear', em inglês, será vendida por US$ 7,99 (menos de 15 reais). Não há planos para uma edição em português.

A capa da nova edição de 'The Language of Fear' (veja ao lado) reproduz uma cena do clipe de 'November Rain'. Mas há uma diferença: no vídeo, Axl aparece tomando comprimidos (possivelmente para dormir). Já na capa do livro, a ilustração mostra alguém (parecido com Axl) segurando uma arma. Outro detalhe que vale notar: a capa da primeira edição do livro era completamente diferente, sem qualquer relação com o (ou menção ao) Guns n' Roses. Já a nova capa destaca a palavra 'Guns n' Roses' e diz que o conto inspirou o vídeo 'November Rain'.

Quem é fã de Axl Rose vai gostar de saber que o cantor assina o prefácio do livro. Aliás é difícil imaginar que alguém além dos fãs de Guns n' Roses vá se interessar por este livro. E o material de divulgação da nova edição do livro não esconde a estratégia de atrair os fãs do Guns, destacando uma frase de Axl sobre o amigo: 'Del James conhece a fundo a maioria das situações sobre as quais escreve. E ele adora ter estado lá'.

Além de ser amigo pessoal de Axl, Del James é um velho colaborador do Guns n' Roses, tendo participado da composição das músicas 'The Garden' e 'Yesterdays'. Ele também dirigiu o vídeo de 'The Garden', um dos últimos clipes lançados pelo Guns n' Roses para promover os álbuns ' Use Your Illusion I e II'. Del James também é creditado como 'coordenador de projeto' do disco duplo 'Live Era '87-'93' do Guns n' Roses. É possível ainda que o conto 'Without You' tenha inspirado também a música 'Estranged', composta por Axl, e cujo título original era... 'Without You'. Vale notar que um dos pontos de maior 'dramaticidade' da música se dá justamente no verso 'I'll never find anyone to replace you/ Guess I'll have to make it through/ This time/ Oh this time/ Without you'.

O blog visitou o site LanguageOfFear.com e descobriu um depoimento interessante de Del James. Ela fala sobre seu processo criativo, sobre o conto 'Without You' e como Axl o ajudou a lançar o livro. Veja a tradução abaixo:

- Talvez eu não seja um cara que consiga dividir ou mostrar meus sentimentos como as outras pessoas fazem, mas sob o disfarce de uma história de ficção, eu consigo me expressar - pelo menos é o que eu tento fazer. Foi isso que aconteceu em 1986 com um pequeno conto chamado 'Without You'. Eu morava num pequeno buraco perto do Santa Monica Boulevard chamado 'Hell House' (A Casa do Inferno) junto com um bando de alcóolatras degenerados e maravilhosos. Eu tinha 22 anos e era à prova de balas. Naquela época eu testemunhei algo que me inspirou a escrever uma história sobre um músico que escreve uma canção de amor e termina perseguido pela sua própria fama. O seu sucesso se torna uma maldição que o leva na direção da auto-destruição. Bastante nervoso, eu tomei coragem e mostrei essa história para Axl esperando que ele entendesse a mensagem, o aviso. Ele entendeu e gentilmente colocou meu nome do final do vídeo de 'November Rain', e foi graças a isso que eu consegui lançar meu livro 'The Language Of Fear'.

Recentemente, Del James tem sido uma espécie de faz-tudo no novo Guns n' Roses de Axl Rose. Na turnê de 2006, por exemplo, Del James chegou a subir ao palco diversas vezes junto com Izzy Stradlin para cantar a clássica 'You Gotta Move' dos Rolling Stones. Mais recentemente, Del atuou até mesmo como porta-voz do grupo. Em fevereiro de 2007 ele anunciou que as gravações para Chinese Democracy estavam encerradas e que o álbum estava sendo mixado, mas que não havia uma data de lançamento para o álbum.

PS: Esse blogueiro acha que após relançar seus velhos contos, Del James deveria escrever um livro contando em detalhes a epopéia de 'Chinese Democracy'.


LEIA MAIS:

Axl conseguiu uma banda em que ele decide tudo, diz ex-guitarrista do Guns n' Roses
Paradise City do Guns n' Roses na trilha do novo game Burnout Paradise
Chinese Democracy é eleito o 'álbum do ano' pela revista Classic Rock





Encontre: Axl Rose; November Rain; Guns n' Roses; Izzy Stradlin; Use Your Illusion

Um comentário:

Anônimo disse...

Hi there to all, the contents present at this site are genuinely awesome
for people knowledge, well, keep up the good work fellows.


my web page :: how to buy twitter followers