quarta-feira, 4 de junho de 2008

LEMBRANÇA Veja fotos raras de Izzy e Duff com Bo Diddley, o criador da batida de "Mr. Brownstone"

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: IzzyOnTour.com; NME; NewsRoom.MTV.com
Fotos: FilmMagic.com


O rock está de luto com a morte de Bo Diddley, um dos pioneiros do ritmo e criador da batida "Bo Diddley", usada por inúmeros artistas incluindo o Guns n' Roses, em "Mr. Brownstone". Neste momento de tristeza, vale lembrar de um momento histórico: o dia em que Izzy Stradlin, Duff Mckagan e Matt Sorum tocaram com Bo Diddley.

O encontro aconteceu em 10 de março de 1995, no show que marcou a abertura do cassino Hard Rock em Las Vegas, nos EUA (veja as raras imagens ao lado). Duff, Matt e Teddy Andreadis formaram uma banda para a ocasião --apelidada de "Wayne Neutron"-- e receberam convidados como Billy Idol, Steve Jones, Iggy Pop, Bo Diddley e BB King. Izzy não esquece: "Duff me convidou para tocar e disse que Iggy Pop, Bo Diddley e B.B. King iriam tocar também. Eu disse 'Uau! Se eu puder tocar com Bo ou B.B., eu tô dentro!' Duff me retornou logo depois e disse que eu ia tocar com BB e Bo juntos. Como eu poderia recusar? Então eu fui lá e mandei ver", lembra Izzy (veja mais fotos AQUI).

Infelizmente não há gravação conhecida dessa performance em circulação. Se você tiver acesso ao vídeo ou ao áudio desse encontro, envie para noticiasdoguns@gmail.com e o conteúdo será publicado no blog.


HERÓI Slash diz que Bo Diddley era um herói do rock

A morte de Bo Diddley foi lamentada por Slash, que em declarações ao NME lembrou que a "batida" de Bo inspirou "Mr Brownstone".

- Ele é um grande herói para mim e só o fato de ele saber quem eu era me deixava muito feliz. Bo Diddley criou um mito que era só dele. Um ritmo inteiro existe hoje graças a um cara só e isso é algo muito raro. Ele era um lutador e um cara clássico. Eu espero que os pioneiros do rock como Bo Diddley não sejam esquecidos."


A PROVA Compare a batida de "Bo Diddley" com a de "Mr. Brownstone"

Não é preciso fazer força para perceber que a batida da introdução de "Mr. Brownstone" é uma variação do "beat" criado por Bo Diddley, presente em muitas de suas músicas, incluindo a clássica "Bo Diddley", que você pode ouvir abaixo. É a prova de como Bo Diddley foi influente.


VÍDEO Bo Diddley - "Bo Diddley"



Não conseguiu reconhecer a batida de "Bo Diddley" usada em "Mr. Brownstone? Então ouça essa versão matadora da música do Guns n' Roses gravada ao vivo no Ritz, em 1988, e repare na introdução da música...


VÍDEO Guns n' Roses - "Mr Bronwstone"



Depois dessa só resta agradecer Bo Diddley pela inspiração!

LEIA MAIS:

O segredo de Slash: cinco discos que o inspiraram o guitarrista do Guns n' Roses
Duff, Izzy e Steven tocam juntos, mas algo dá errado na "quase reunião" do Guns
Veja entrevista de Axl Rose para MTV nunca transmitida na íntegra





Encontre: Bo Diddley; Guns n' Roses; Izzy Stradlin; Duff Mckagan; Slash

Nenhum comentário: