quinta-feira, 16 de outubro de 2008

AXL ROSE Baterista levou oito meses para gravar "Chinese Democracy"

Texto: Lucky Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fonte: EQMmag.tv


Já há explicação para oito meses. Sim, é possível explicar o que aconteceu durante oito meses dos mais de 10 anos que Axl Rose levou para gravar o álbum "Chinese Democracy". Esse foi o tempo que o baterista Brian "Brain" Mantia (fotos) levou para gravar as baterias do álbum. Quem conta a história é o próprio Brain, em entrevista ao site EQMag.tv.

Veja abaixo a tradução exclusiva do blog NoticiasdoGuns para o depoimento de Brain sobre "Chinese Democracy".


- É a primeira vez que eu conto essa história. Eu acho que eu bati o recorde de tempo. Minha bateria ficou montada no estúdio Village Recorders, em Los Angeles, por cinco anos. Nesse tempo nós tivemos três diferentes produtores: Sean Beavan, Roy Thomas Baker e acho que Axl é o produtor agora, mas... deixa pra lá... (risos). Tudo começou com Josh Freese, que era o baterista antes de eu entrar. Ele gravou bateria para umas 30 músicas e saiu da banda. Axl disse que gostava do que Josh tinha gravado, mas que gostava do jeito que eu tocava. Eu disse então que ia ouvir as músicas e tocá-las [do meu jeito]. Mas aí Axl disse: 'Eu realmente gosto de como o Josh tocou, mas quero do seu jeito'. E eu não entendi nada. Roy Thomas Baker, que era o produtor na época, me disse: 'Basicamente o que você vai ter que fazer é tocar exatamente o que Josh gravou, nota por nota, mas você toca'. E eu disse: 'Então vou ter que transcrever todas essas músicas? Eu pensei: 'A grana que eu ganho não paga o trampo que isso vai dar'. Eu não me importo em tocar [nota por nota], mas você vai ter que arrumar alguém para transcrever as notas para mim'. Então eu falei com o chefe de transcrição da Sony, e disse: 'Cara, você vai ter que transcrever isso para mim, nota por nota'. Um mês depois o cara me entrega as partituras dessa grossura [três listas telefônicas]. Basicamente eu entrei no estúdio C do Village Recorders. Então eu disse: 'Peraí, nós estamos gravando o disco do Guns n' Roses, não podemos tocar no estúdio que todo mundo usa, temos que usar algo melhor que isso'. Jeff, o dono do estúdio, disse que tinha um auditório no andar de cima, que costumava ser um templo maçônico, e eu disse: 'Agora sim, agora estamos conversando'. Então para cada música nós tínhamos umas seis páginas de transcrições, e penduramos essas páginas na frente da minha bateria para que eu pudesse tocar. Enquanto eu aprendia as músicas e treinava, todo mundo estava na parte de baixo do estúdio assistindo TV, e esse estúdio custa 2.000 dólares por dia. Quando eu achava que estava bom em uma música, eu avisava os caras, nós passávamos alguns dias gravando até eu conseguir o take perfeito. Isso já se passou umas três semanas e eu consegui uma música. Ok, vamos para a próxima. Oito meses depois eu tinha acabado e foi assim que eu gravei aquele disco.


PS: O blog recusa-se a comentar. Veja o vídeo em EQMmag.tv.


LEIA MAIS:

A saga de Chinese Democracy continua
Ouça Slash tocando "Vocalise" em tributo a Les Paul
Quem vai cantar no disco solo de Slash? Veja as apostas do blog
Veja novo vídeo de Alice Cooper com Slash
Izzy lança novo álbum "Concrete" sem avisar ninguém!


Encontre: Chinese Democracy; Axl Rose; Guns n' Roses; DVDs do Guns n' Roses




Nenhum comentário: