sexta-feira, 24 de outubro de 2008

ANÁLISE Chinese Democracy não vicia

Texto: Lucky Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fonte: Billboard.com; MTV.com; Bloomberg.com; Ew.com; PitchForkMedia.com; PostChronicle.com; MetalUnderground.com; TheCelebrityTruth.com; Idolator.com; Examiner.com
Foto: Universalmusic.no


Ninguém vai precisar pedir para o blog parar de ouvir o novo disco de Axl Rose. Após escutar todas as demos que vazaram na web e, finalmente, o single oficial de "Chinese Democracy", o blog não corre o risco de viciar-se no disco. Isso não aconteceu até agora e é provável que não aconteça.

"Chinese Democracy" e as outras novas músicas de Axl Rose simplesmente não viciam. A música não chega nem perto de "Sweet Child o' Mine", "Rocket Queen", "Nightrain", "You Could be Mine", "Coma" e tantas outras maravilhas. Mesmo assim, há o que se dizer sobre a música.








- INTRODUÇÃO: É inacreditável que a versão "completa" da música seja lançada como single. Parece até piada. Após demorar 15 anos para "fazer" o disco, agora Axl Rose lança como primeiro single uma música em que NADA ACONTECE por 46 segundos. Sim, essa é a duração da "introdução" de "Chinese Democracy", em que só é possível ouvir vozes de pessoas falando ao fundo. Aos 46 segundos, entra um pianinho ou coisa que o valha. A música só "começa", de fato, na marca de 1 minuto. Será que Axl não vai lançar uma versão "editada" da música para as rádios? O blog imagina que seja até legal ouvir UMA VEZ a introdução da música, mas lançar um single com ela? Parece loucura. Ou não. Afinal, depois de lançar dois clipes de nove minutos para "November Rain" e "Estranged", 46 segundos de introdução são fichinha.

- VOCAIS: Assim como fez em "Coma" e em outras faixas de "Use Your Illusion", Axl gravou várias faixas de vocais para a faixa "Chinese Democracy". É fácil de perceber/distinguir pelo menos dois registros: um mais grave (como em "Mr. Brownstone" ou "It's so Easy") sobreposto ao registro "tradicional" de Axl, mais agudo/esganiçado. Com uma ressalva: os vocais de Axl estão longe da "tradicional" potência/insanidade da época de "Appetite For Destruction" (ou mesmo de "Use Your Illusion").

- GUITARRAS: A nova guitarra "Stradliniana" adicionada nesta versão final de Chinese Democracy (e que não existia nas demos da música que vazaram nos últimos anos e nem nas versões tocadas ao vivo) entra firme na marca de 1m43s e preenche bem a música, deixando-a mais rock - e menos eletrônica. Teria Izzy Stradlin participado das gravações do álbum? Teria Axl pedido para seus músicos emularem o estilo do eterno guitarrista do Guns n' Roses? Veja mais detalhes AQUI.

- BATERIA: Incrivelmente ruim. Mecânica. O oposto das batidas cheias de groove de Steven Adler. Perto do baterista que Axl escolheu, Matt Sorum é o rei do suingue.

- ESCOLHA DO SINGLE: A escolha de "Chinese Democracy" como single parece não ser a mais inteligente possível. A música já circula há séculos e nunca foi um grande hit, nem mesmo entre os fãs hardcore. É seguro dizer que "Better" teria sido a melhor escolha (pelo menos entre as 11 músicas que já vazaram).

- A RECEPÇÃO: Ouvintes e DJs não estão exatamente apaixonados pela música. A recepção a "Chinese Democracy" tem sido menos que entusiasmada e, em alguns casos, até hostil. "É por isso que nós esperamos 15 anos?", perguntou o locutor Matt Murray, da rádio WHTG de Monmouth-Ocean, em New Jersey, nos EUA, informa essa reportagem da Billboard. Relatos de fãs norte-americanos também dão conta de que a recepção à música nos EUA não tem sido exatamente excelente. Ouvintes têm ligado para as rádios para dizer que a música é uma m... Alguns também dizem que querem o Guns n' Roses
de volta.



LEIA MAIS:

Nova Chinese Democracy tem guitarra igual à de Izzy
Baterista levou oito meses para gravar Chinese Democracy
A saga de Chinese Democracy continua
Ouça Slash tocando "Vocalise" em tributo a Les Paul
Quem vai cantar no disco solo de Slash? Veja as apostas do blog
Veja novo vídeo de Alice Cooper com Slash
Izzy lança novo álbum "Concrete" sem avisar ninguém!


Encontre: Chinese Democracy; Axl Rose; Guns n' Roses; DVDs do Guns n' Roses




Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, nunca li tanta merda na minha vida!

Izzy teria gravado chinese democracy?

MEU DEUS DO CÉU!

Qualquer pessoa que se diz fan do Guns, sabe que aquela guitarra é do Ron Bumblefoot Thal, e mesmo que não conheça, uma mera interpretação de som faz qualquer um perceber que não tem NADA a ver com o hardrock cru e farofa que Izzy fazia.

Vc é um jornalista frustado né?
Pois suas matérias sempre são fazendo o possível para serem polemicas e idiotas.

Sinceramente, acorde para a sua vida, e coloque em mente que vc não escreve bem, e muito menos tem cérebro para bolar um bom texto ou uma boa crítica.

Adeus, senhor comédia...
hahaha...