quinta-feira, 16 de agosto de 2007

AWARD MTV Video Music Awards 2007: sem Velvet Revolver nem Guns n' Roses? (veja vídeos do Guns)

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: MTV.com; News.com.au; GNROnTour.com-87-09-07
Imagens: GNROnTour.com-88-09-06; GNROnTour.com-89-09-06; GNROnTour.com-91-08-31; GNROnTour.com-92-09-09; RihannaNow


Houve uma época que a MTV era o canal de televisão mais perfeito que poderia existir no planeta. E o grande momento anual da MTV era a premiação do Video Music Awards, o VMA's. Os anos passaram e a MTV se transformou num dos piores canais de TV possíveis - a MTV Brasil então nem se fala, já que nem música toca -, um verdadeiro pesadelo que veicula impunemente videoclipes de "artistas" como Britney Spears, Christina Aguilera, Panic at the Disco e similares. O VMA's também perdeu a linha faz tempo. De show memorável no final dos anos 80 (na foto ao lado, Axl durante a apresentação do Guns n' Roses em 1988) o programa se transformou numa aberração que acomoda "apresentações" de playback de "artistas" como Eminem, Beyoncé e Britney Spears. Uma das principais atrações da festa em 2007 será um tal de Kanye (é o cara na foto ao lado de Axl), que eu nunca vi mais gordo e cuja "obra" inclui um faniquito no VMA's europeu 2006 após perder um prêmio de melhor vídeo para sei lá quem. Enfim, o fato é que faz muitos anos que a MTV deixou de ser relevante (para quem tem mais de 12 anos de idade mental) e também faz muito tempo que nada de interessante acontece no VMA's.

E nada indica que algo vai mudar no VMA's 2007, que acontece dia 09 de setembro no Palm Springs Casino Resort em Las Vegas, Nevada, nos EUA. Basta verificar a escalação de atrações, que inclui as insuportáveis inglesas Lily Allen e Amy Winehouse, aqueles norte-americanos insuportáveis (além de Kanye tem também um tal de Chris Brown) e os insuportáveis "emos" do Fall Out Boy. Eca! Sobram ainda o Timbaland (esse tem crédito, afinal fez um disco legal com a Nelly Furtado) e a inacreditável Rihanna (eu tinha que colocar uma foto dela aqui no blog), que (veja a foto!) é uma das mulheres mais lindas do planeta e tem uma voz bem legal - mas que, aparentemente, é apenas mais um "produto" da indústria musical norte-americana. A única banda mesmo na escalação da MTV é o Foo Fighters, que também não é nada de tão incrível assim.

Tudo bem que convidar Axl Rose e sua nova banda não faria nenhum sentido (e provavelmente continuará não fazendo até que Chinese Democracy seja lançado). Mas não chamar o Velvet Revolver para o VMA's 2007 é a prova cabal de que a MTV acabou mesmo. Aliás pouca gente parece ter reparado, e certamente niguém da MTV reparou, mas 'Libertad' é um dos melhores discos de rock lançados nos últimos anos. Se alguém na MTV ainda tivesse algum neurônio e entendesse um pouquinho só de música (ou de rock) iria obrigar o Velvet Revolver a tocar "Just Sixteen" (a melhor música de rock do ano até agora) no VMA's 2007. Mas pedir isso (e esperar que a MTV atenda) é demais. Seria mais ou menos a mesma coisa que pedir aos políticos brasileiros que parassem de roubar. É o tipo de coisa que não se consegue pedindo.

Mas, enfim, nem sempre as coisas foram tão sombrias na MTV. Houve um tempo há muitos e muitos anos atrás em que o VMA's era um evento muito legal com bandas muito legais (como o Guns n' Roses) se apresentando ao vivo. E já que não há boas perspectivas para a noite de 09 de setembro de 2007, o blog NoticiasdoGuns preparou uma retrospectiva exclusiva com os vídeos das melhores performances do Guns n' Roses no MTV VMA's - e a história por trás de cada um deles. Divirta-se!


1988: Bem vinda à selva, MTV!

A relação do Guns n' Roses com a MTV não começou bem. Após o lançamento de "Appetite For Destruction", a emissora se negou a veicular o clipe de "Welcome to the Jungle" em sua programação. Num show em 27 de novembro de 1987 no Lee Civic Center, em Fort Myers, na Flórida, Axl atacou a MTV dizendo que o canal "não toca mais rock n' roll porque só está interessada em ganhar dinheiro". A verdade é que não havia santo da Geffen Records (a gravadora do Guns) que conseguisse convencer os executivos da MTV a transmitir o clipe. Segundo a lenda, David Geffen (o presidente da Geffen Records) precisou ligar pessoalmente para um chefão da MTV para que o vídeo de "Jungle" fosse executado.

E foi só depois de atender o pedido pessoal de David Geffen que a MTV percebeu o que estava perdendo. Logo após veicular o vídeo, o canal passou a receber uma enxurrada de telefonemas de telespectadores implorando que o vídeo fosse reprisado. Foi exatamente isso que o canal fez. E depois que se deu conta do potencial do Guns n' Roses, a MTV não quis mais perder tempo. Em fevereiro de 1988, o canal gravou e transmitiu o hoje lendário show do Guns n' Roses no clube The Ritz, em Nova York (até hoje essa gravação é considerada por muitos fãs como a mais perfeita tradução do que foi o Guns n' Roses). E, poucos meses após o show do Ritz, a MTV abriu espaço para o Guns n' Roses no MTV VMA's 1988. E, ironicamente, foi com uma performance de "Welcome to the Jungle" (na foto, Axl durante a apresentação com Duff ao fundo) que o Guns n' Roses fez seu debut na maior premiação do canal de música. Foi uma performance simplesmente animal, com Axl cantando e se movendo pelo palco como um maníaco possuído pelo rock n' roll.

Guns n' Roses - Welcome to the Jungle
Ao vivo no MTV Video Music Awards 1988 (Universal Amphitheatre, Los Angeles, EUA, 07 de setembro de 1988)






1989: Alguém dê um jeito de trazer o Guns n' Roses!

Em 1989 o Guns n' Roses estava arrasado após praticamente dois anos ininterruptos da turnê de 'Appetite for Destruction'. Já os vídeos da banda estavam em excelente forma: "Sweet Child o' Mine", "Paradise City" e "Welcome to the Jungle" eram repetidos incessantemente no programa Headbanger's Ball da MTV norte-americana e onde mais pudessem ser encaixados, batendo recordes de veiculação. E havia ainda o novíssimo clipe de "Patience", também em alta rotação na MTV e que não saía do Top 20 do canal.

O Guns n' Roses já era a maior banda dos Estados Unidos e a MTV precisava garantir a presença deles no MTV VMA's 1989. Mas o Guns n' Roses estava destroçado. Slash e Steven Adler estavam com problemas graves de drogas. O que fazer? Dá pra imaginar a cena: um produtor da MTV liga para o manager do Guns n' Roses: "Queremos trazer a banda para o VMA's" O representante do Guns responde. "Olha, a banda está com problemas, Slash está se desintoxicando..." O produtor da MTV responde: "Mas e o Axl, ele está bem?". "Sim", diz o representante do Guns. "Será que Axl não poderia vir e... sei lá, cantar com alguém, fazer um dueto ou algo parecido?". "Sim, sim, vamos tentar algo". Claro que não foi isso que aconteceu, mas não importa. O que importa é que disso tudo resultou a performance histórica de Axl Rose e Izzy Stradlin com Tom Petty e sua banda, os Heartbreakers (na foto, Axl e Tom Petty durante a apresentação). Eles fecharam o MTV VMA's 1989 com grande estilo com uma performance incendiária de "Free Falling" de Tom Petty, hit do verão norte-americano naquele ano, e uma cover animal de "Heartbreak Hotel".

Tom Petty & the Heartbreakers com Axl Rose e Izzy Stradlin - Free Fallin'
Ao vivo no MTV Video Music Awards 1989 (Universal Amphitheatre, Los Angeles, EUA, 06 de setembro de 1989)





1991: A última vez de Izzy, a última vez do Guns

Não foi possível para a MTV trazer o Guns n' Roses para o VMA's 1990. A banda havia acabado de demitir Steven Adler e estava completamente imersa na composição e gravação de novas músicas para 'Use Your Illusion' (já com os novos membros Matt Sorum e Dizzy Reed). Mas em 1991 a MTV não deixou o Guns de fora da festa. Na noite da festa, 31 de agosto de 1991, o Guns estava fazendo um show histórico no Wembley Stadium para um público de cerca de 76.000 pessoas (foto). A MTV não economizou e fez um link com Londres para transmitir a banda tocando "Live and Let Die". Ninguém no estadio de Wembley e nenhuma das milhões de pessoas que assistiram a apresentação pela MTV sabia, mas aquele era o último show de Izzy Stradlin como membro do Guns n' Roses. Ou, simplificando, aquele foi o último show do Guns n' Roses.


Guns n' Roses - Live and Let Die
Ao vivo no Wembley Stadium, Londres, Inglaterra, 31 de agosto de 1991 (especial para o MTV Video Music Awards 1991)





1992: Guns n' Roses com Elton John: é o fim!

Em 1992 o Guns n' Roses já não era mais o Guns n' Roses. Com a saída de Izzy e a crescente alienação de Axl em relação aos outros membros, o Guns tornou-se uma piada de mau gosto, uma paródia de si mesmo. A banda estava morrendo, mas mesmo assim os shows ainda estavam lotados e os discos ainda vendiam como água no deserto. E mais uma vez o Guns (ou o que sobrou dele) se apresentou no VMA's, desta vez tocando "November Rain".

Como convidado especial ninguém menos que Elton John, ídolo pessoal de Axl (na foto, Axl e Elton John após a apresentação). Naquela noite, Kurt Cobain, do Nirvana, havia se desentendido com Axl. Diz a lenda que Kurt cuspiu no piano que achava ser de Axl para depois, horrorizado, perceber que havia na verdade cuspido no piano de Elton John.



Guns n' Roses e Elton John - November Rain
Ao vivo no MTV Video Music Awards 1992 (Pauley Pavilion da UCLA, Los Angeles, EUA, 09 de setembro de 1992)




1992-2007: Quinze anos e nada de Guns n' Roses

Após 1992 o Guns n' Roses nunca mais se apresentou em nenhum VMA's. Slash apareceu em vários como convidado especial, inclusive ao lado de Michael Jackson em 1995. E Axl protagonizou um fiasco em 2002 com sua nova banda tocando um medley horroroso de "Welcome to the Jungle", "Paradise City" e "Madagascar". Sua voz parecia a de um membro do Bee Gee's e sua banda se parecia com tudo. Menos com o Guns n' Roses.


Encontre: Guns n' Roses; CDs do Guns n' Roses; DVDs do Guns n' Roses; Axl Rose; Pôsters do Axl Rose; Izzy Stradlin; Appetite For Destruction; Velvet Revolver; Chinese Democracy

2 comentários:

Felipe Sá Cardoso disse...

CARA, ESNCONTREI SEU BLOG POR ACASO... SOU UM ETERNO FÃ DOS GN'R... PARABÉNS PELO TRABALHO..

Weegee aka The Kid disse...

Os tempos mudam amigo! Se o que está na moda são determinados estilos de música, as pessoas que não gostam (são uma minoria) não se podem queixar muito.

Como é que os canais de televisão podem ter audiências? Passando o que as pessoas possivelmente gostam!! Até aí não há dúvidas... pois bem, a MTV também é uma estação e como tal tem de seguir tendências, o que "está na moda".

Eu pessoalmente não sou do tempo em que via a MTV quando passava Guns n' Roses etc (e ainda bem) pois não aprecio e se passase agora... a MTV bem que poderia sonhar, pois eu nem ligaria o canal.

Esta minha opinião é certamente a de milhões de pessoas em todo o mundo, pois se não fosse... a MTV não estaria a passar a esta hora R&B, Hip Hop, Pop, etc.

Esses estilos evoluiram bastante em todo o mundo (a nível de apreciação). Vale hoje a pena ouvir/ver um artista que produz, compõe, dança... revela talento, em vez de vermos por exemplo, artistas de cabelo comprido tipo mulher, fazer figuras ainda mais tristes que os de hoje infelizmente também fazem (mas menos), e que limitam-se a dar uns toques de guitarra.

Eu aprecio qualquer estilo de música... uns mais que outros claro, porque na verdade estamos aqui a falar de música e música é uma língua universal :)

Aprecio muito mais R&B por exemplo, mas são gostos meu amigo e felizmente o que está na "moda".

Artistas como Chris Brown, Usher, Ryan Leslie, P.Diddy, etc etc a meu ver, têm bem mais talento e conseguem encantar bem mais (pode-se concluir isto pelo que se anda aí a ver) do que por exemplo, pessoal que limita-se a dar berros, partir instrumentos musicais -.-' etc etc

Só essa última nota podemos considerar um atentado a artistas que estão limitados/com dificuldades financeiramente e precisam de instrumentos xD lool

Vá, cumprimentos amigo e não leves a mal isto... é apenas a minha (e como já disse... certamente de milhões de pessoas) em todo o mundo :)

O mundo gira, e não pode girar só à tua volta ou à volta de meia dúzia :) Temos de girar conforme o mundo gira para os outros todos.

[ ]