quarta-feira, 8 de agosto de 2007

REUNIÃO Slash e Duff elogiam Axl Rose e falam longamente do Guns n' Roses no My Damn Channel (veja oito vídeos!)

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: My Damn Channel; Blabbermouth.net-1; Blabbermouth.net-2; Upstagemagazine.com; Pollstar.com; Courant.com; TVOver.net; WorldScreen.com; EarthTimes.org; PRNewsWire.com; Wikipedia.org-1 Wikipedia.org-2; TimesOnline.co.uk
Imagem: My Damn Channel


Há muito tempo que Slash e Duff evitam falar longamente do Guns n' Roses em entrevistas. Quando as inevitáveis perguntas são feitas, eles quase sempre repetem que têm muito orgulho do que fizeram na banda mas que tudo é passado e o negócio é bola pra frente (ou seja, o negócio é Velvet Revolver). Mas não foi isso que aconteceu na recente entrevista que Duff e Slash concederam ao My Damn Channel, canal de vídeos online recém-criado por Rob Barnett, ex-executivo da MTV. Duff e Slash falaram longamente sobre o Guns n' Roses. Fizeram elogios a Axl Rose e lembraram com nostalgia das sessões de gravação de "Appetite For Destruction" e de Steven Adler. A entrevista foi concedida ao lendário Don Was, produtor de álbuns de artistas como Rolling Stones, Bob Dylan, Roy Orbison, B. B. King, Willie Nelson, Elton John e Iggy Pop e agora apresentador do My Damn Channel. Veja abaixo os vídeos desta que, sem dúvida, é uma das melhores entrevistas de Slash e Duff nos últimos tempos. E veja também a tradução exclusiva do NotíciasdoGuns para as principais declarações de Slash e Duff.



PARTE 1: Slash e Duff falam sobre roubar discos e virar músicos

Don Was pergunta qual foi o primeiro disco que Slash e Duff compraram. Slash diz que o primeiro disco que ele teve não foi comprado e sim roubado. E que ele roubou não um, mas os dois primeiros discos do Led Zeppelin. Slash diz que em seguida afanou discos do Cheap Trick e "Toys in the Attic" e "Rocks" do Aerosmith. Duff também diz que seus primeiros discos foram roubados. Ele conta que ficou na dúvida entre um disco do D.O.A. (banda canadense de punk) e outro do Kiss, mas acabou ficando com "Alive I" do Kiss.
Don Was pergunta quando Slash percebeu que queria ser um músico. Slash diz que quando era moleque cabulava aula com Steven Adler e que eles iam tocar na casa de Steven. Na época Steven tocava guitarra e Slash queria tocar baixo, mas mudou de idéia quando ouviu seu professor de baixo tocando uma música do clássico disco Disraeli Gears, do Cream (banda de Eric Clapton). Slash diz que na hora pensou: "É isso que eu quero!".





PARTE 2: Duff fala sobre baixo, Cameo, Prince, The Clash e Steven Adler

Don Was pergunta sobre as influências de Duff no baixo. Duff diz que é fã de James Jamerson (o revolucionário baixista que tocou em discos seminais da gravadora Motown nos anos 60 e 70) e que cresceu ouvindo todo tipo de música. Conta que o primeiro show que viu foi do The Clash e que pirou vendo Paul Simonon tocando baixo. Duff diz ainda que só começou a levar o baixo a sério no Guns n' Roses. Duff faz uma revelação surpreendente e diz que treinava com Steven Adler tocando sons inusitados (para uma banda de rock) como Cameo (banda de som funkeado) e Prince.





PARTE 3: Slash e Duff falam sobre tocar com Iggy Pop em "Brick by Brick", sobre o processo de composição no Guns e elogiam Axl Rose

Don Was lembra do trabalho que fez com Slash e Duff no disco "Brick By Brick" de Iggy Pop (Don Was produziu o disco e Slash e Duff tocaram em várias músicas, como "Home").
Slash diz que foi uma das sessões mais legais que já participou. Was diz ainda que Slash e Duff transformaram completamente as músicas daquele disco. Slash e Duff dizem que receberam uma fita de Iggy com as bases das músicas e que nem pensaram muito, simplesmente tocaram como sempre fazem.
Don Was pergunta sobre como era o processo de composição no Guns n' Roses. Slash explica que na época do Guns (e também agora no Velvet Revolver) não existia planejamento. "Alguém chega com uma idéia ou riff legal e a banda começa a tocar em cima. Depois alguém cria uma parte nova e a gente começa a arranjar a música instrumentalmente, tipo 'essa parte é a introdução, esse é o verso, essa é a ponte, esse é o refrão, depois fazemos uma parte instrumental'.". Slash revela que Axl quase nunca cantava nos ensaios mas que quase sempre estava por perto, inclusive dando idéias para o arranjo das músicas e muitas vezes trabalhando nas letras. Slash elogia Axl, diz que ele tem um grande talento para escrever letras. Duff diz que quase todas as melodias que Axl criava eram boas e Slash completa dizendo que Axl aceitava sugestões da banda.





PARTE 4: Slash e Duff falam sobre como compuseram "Nightrain" e comparam "Appetite for Destruction" com "Use Your Illusion"

Don Was pergunta qual música do Guns n' Roses foi composta de forma mais "colaborativa" (com participação de toda a banda). Duff diz que "Nightrain" é um bom exemplo. Ele conta que a banda estava tocando violão e bongôs no apartamento de Izzy antes de distribuir flyers para um show e que de repente surgiu o riff principal da música e logo todos estavam cantando "Nightrain" em cima daquele riff. Slash diz que "Sweet Child o' Mine" e "Paradise City" também foram músicas que contaram com a colaboração de todos na banda.
Don Was pergunta se "Appetite For Destruction" é o disco favorito de Slash e Duff. Slash diz que "Appetite" é um disco especial pelo que significou para as pessoas no momento e também porque foi naquela época que a banda "deu liga" e descobriu do que era capaz. Slash diz que "Use Your Illusion" foi uma conquista maior, que a banda tinha praticamente se desfeito e teve que se reinventar para gravar o disco. Duff diz que "Appetite" tem um impacto maior para ele e acredita a houve um processo de "perda da inocência" na composição do álbum. Duff diz que escuta "Appetite" e lembra que eles viviam em apartamentos minúsculos, sem dinheiro, como animais, juntando cupoms para poder comer de graça no McDonald's. "Eram tempos sombrios, mas muito divertidos", diz Duff. E completa dizendo que quando escuta "Illusion" as lembranças são diferentes: "Lembro de dirigir meu Corvette da minha mansão em Mulholland Drive para o estúdio."





PARTE 5: Slash e Duff falam mais sobre "Appetite" e também sobre Axl Rose e Scott Weiland

Don Was pergunta sobre como o fato de Slash e Duff serem milionários mudou o jeito de compor músicas. Slash diz que eles ainda fazem música com a mesma atitude. Slash diz que "a popularidade que o Velvet Revolver tem, eu imagino, é baseada no que é 'nosso' nos discos" [impossível dizer se ele se refere a ele e Duff ou se inclui Scott no termo 'nosso'] e diz que acha difícil fazer um outro álbum de tanto impacto como "Appetite for Destruction". Ainda falando do Guns, Duff diz que a música sempre veio em primeiro lugar para eles e que nunca houve um plano do tipo "vamos ganhar um milhão de dólares e pegar um monte de garotas". Mas Duff diz que acha que a partir do momento em que a banda se tornou milionária "um monte de coisas entrou no caminho" e que a música talvez tenha ficado em segundo plano. Duff diz que agora no Velvet Revolver a banda sabe "desviar" dessas coisas e se focar no que importa, fazer música.
Don Was diz que Scott lida com os mesmos temas de Axl em suas letras - alienação, raiva, confusão - mas de um modo mais "impressionista e poético". Slash e Duff concordam e Slash diz que o estilo de Axl é mais direto, sem rodeios.





PARTE 6: Duff fala de Beautiful Disease e Slash fala de Michael Jackson

Don Was diz que assinou a petição online para o lançamento do álbum solo de Duff "Beautiful Disease" (ele diz a verdade, você pode ver a assinatura nº 1126 AQUI e ler sobre/assinar a petição AQUI) e diz que o álbum ganhou proporções míticas. Slash surpreendentemente pergunta a Duff "O que é isso?" e Duff explica que é o disco solo que ele gravou na Geffen Records em 1999 e que nunca foi lançado (Slash diz "Ah, já sei"). Duff conta então a história de como o disco já estava pronto mas que a troca de comando e direcionamento na Geffen Records fez com que muitos discos simplesmente fossem abandonados e que "Beautiful Disease" foi um deles. Duff diz que "não tem controle" sobre o álbum e que se tentar lançá-lo alguém pode processá-lo (É claro que o NotíciasdoGuns não vai deixar você com água na boca. Você pode baixar o disco inteiro AQUI!).
Don Was pergunta como Slash vê Michael Jackson. Slash diz que acha Michael Jackson um dos mais extraordinários cantores, compositores, dançarinos e artistas com quem já trabalhou. Diz que era fácil trabalhar com Michael e que Michael gostava de tudo que ele fazia na guitarra. E diz ainda que em alguns momentos difíceis que Slash teve com a banda de Michael o cantor interviu a favor de Slash. "Eu pensava, é isso aí, Michael!", diz Slash.





PARTE 7: Duff e Slash falam de novos artistas que eles gostam

Don Was pergunta se há novos artistas que Duff e Slash escutam atualmente. Duff diz que eles descobriram uma banda nova inglesa chamada Zico Chain (veja vídeo AQUI) e que está ouvindo também Spiritualized (veja vídeo AQUI), os clássicos punk dos Buzzcocks e que adora a banda norueguesa Turbonegro (veja vídeo muito louco AQUI). Slash diz que quase não ouve coisas novas e que acha que a música do novo milênio é muito parecida com a do começo dos anos 80, ou seja, uma bosta. Slash acredita que devem haver muitas bandas boas no mundo mas que ele não consegue ouvir porque elas não conseguem tocar no rádio, na TV, etc. Slash diz ainda que está ouvindo muitos os mestres do blues como Albert Collins, Albert King, B. B. King e Elmore James. Já Duff conta que teve uma fase de ouvir muito Linkwray, um dos pioneiros do rock.





PARTE 8: Slash e Duff falam das diferenças de tocar sóbrio e alterado

Don Was pergunta qual a diferença entre tocar sóbrio e tocar bêbado ou drogado. Slash diz que está sóbrio e que ficou nervoso e ansioso nos primeiros shows do Velvet que fez sem tomar nada. Ele diz que estava muito acostumado a tomar "uns dois drinks para ficar solto" antes dos shows. Duff (que está sóbrio há bem mais tempo) diz que os "dois drinks" de Slash são equivalentes a meio galão de vodca e que ficou assustadíssimo quando tocou sóbrio pela primeira vez. Duff completa dizendo que a sorte é que ele estava ao lado de Steve Jones, John Taylor e Matt Sorum (no Neurotic Outsiders) e que eles também estavam sóbrios.




Encontre: Guns n' Roses; Appetite For Destruction; Velvet Revolver; Slash; Duff;

9 comentários:

Anônimo disse...

só achei desnecessário associar a entrevista com uma reunião o tempo todo, no começo parece que vc vai ler uma entrevista totalmente sobre o Gn'R e sobre Axl, e eles só falam sobre isso uma determinada parte, como em todas as outras entrevistas, mas no mais foi um grande trabalho de vc's em traduzir e colocar os vídeos aí :D
valeuuuuuu =)

Elias disse...

mt bom material... e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Everything is very open with a cleaг сlаrifiсаtion of
thе сhallenges. Ιt was truly informatіѵе.
Yοur site is very uѕеful.
Manу thankѕ foг sharing!

Feel frеe tо surf to my blog post :: payday loans

Anônimo disse...

Eхсеllent blog here! Alsο yοur website lots up very fast!
Whаt host are you using? Can I am gettіng your
affіlіаte linκ іn yοuг hoѕt?
Ι ωant my web site lοaԁеd up аs fаѕt as yοurs lol

Feеl fгee to ѕurf to mу sitе - payday loans

Anônimo disse...

I am in fact grateful to the oωner of this web page whο has shareԁ thiѕ great paragrаph
at at this time.

Feеl free to suгf to my blog post :: Payday Loans

Anônimo disse...

What's up everyone, it'ѕ my fігst go to see at this
ѕitе, аnd article іѕ in fact fruіtful for me, keep
up pοsting thesе types οf articles oг гeviewѕ.


Alsο visit my homepаge Same Day Payday Loans

Anônimo disse...

Hello, i think that і noticеd you visited my blog thus i саmе
tο go back the desire?.I'm attempting to to find things to enhance my web site!I suppose its ok to make use of some of your ideas!!

My homepage: New Bingo Sites

Anônimo disse...

Do уou mind if I quote a few of уour ρostѕ as long
as I provide cгedit and sources back tο your site?
My blog is in the exact same area of interest as yours and my viѕitors would ceгtаinlу benefit
from a lot of the infoгmation yοu provіde
heгe. Pleasе let me know if this okay with you.

Many thanks!

Αlѕo vіsit my wеb page; payday loans

Anônimo disse...

Yes! Finally something about keyωοrԁ.



My blog; payday loans