domingo, 9 de dezembro de 2007

COLEÇÃO O segredo de Slash: cinco discos que o inspiraram o guitarrista do Guns n' Roses

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: Online.WSJ.com; JournalGazette


Slash concedeu uma entrevista ao The Wall Street Journal, jornal norte-americano tido como a 'bíblia' do mundo dos negócios. Felizmente o WSJ não queria falar com Slash sobre negócios. Muito pelo contrário: o assunto era música.

Mas nem por isso a entrevista deixou de ser valiosa. Isso porque o The Wall Street Journal pediu a Slash que revelasse os cinco discos que o inspiraram a tocar guitarra e que foram fundamentais em sua formação musical. E a melhor parte: Slash não se fez de rogado e e entregou a lista completa!

Portanto, prepare-se. Pegue a caneta e anote o nome dos discos! Afinal, é Slash quem recomenda!


STICKY FINGERS
The Rolling Stones


- Esse era um dos meus discos favoritos dos Stones quando eu era bem moleque. Também gostava de 'Beggars Banquet' e 'Let It Bleed'. Mas 'Sticky Fingers' tinha minhas favoritas, como 'Brown Sugar'.

Comentário: Disco sensacional de onde o Guns n' Roses tirou mais do que inspiração: é nesse disco que estão a clássica balada 'Wild Horses', que o Guns tocou como introdução para 'Patience' na 'Illusion Tour', a roqueira de pegada country 'Dead Flowers', que o Guns tocou na 'Skin n' Bones Tour', 'Moonlight Mile', que Izzy tocava com os Ju Ju Hounds nos shows de 1992 e 1993, além de 'Bitch', que Izzy tocou com o Slash's Snakepit em 1995 (FOTO) e de 'Sway' e 'You Gotta Move', que Axl e Izzy tocaram com o novo Guns em 2006. Você já deve ter percebido que esse não é apenas um dos discos favoritos de Slash mas, sem dúvida, o álbum com maior número de músicas tocadas por Axl, Izzy, Duff e Slash!

Assista o Guns tocando: Wild Horses e Dead Flowers
Assista o novo Guns de Axl tocando: You Gotta Move
Ouça deste álbum: 'Wild Horses'
Encontre esse álbum: Sticky Fingers



ROCKS
Aerosmith


- Esse foi o álbum que basicamente me fez ter vontade de tocar guitarra.

Comentário: Álbum clássico e obrigatório da banda que serviu de molde para o Guns n' Roses em todos os aspectos, do visual à atitude e, sobretudo, no que mais importa: a música. Sim, o Guns n' Roses é filho direto do Aerosmith e pode-se dizer que 'Rocks' é uma espécie de 'Appetite for Destruction' em estado bruto, com duelos de guitarra e vocais envenenados. A prova de que 'Rocks' já tem seu lugar entre os grandes discos de rock é que em pleno 2007, mais de TRINTA anos depois de seu lançamento, ninguém menos que Axl Rose gravou uma cover de 'Back in The Saddle', a primeira faixa do álbum, para o novíssimo CD 'Angel Down' de Sebastian Bach.

Ouça Axl e Sebastian tocando: Back in the Saddle
Ouça deste álbum: 'Rats in the Cellar'
Encontre esse álbum: Rocks



AXIS: BOLD AS LOVE
Jimi Hendrix


- Dos três discos do Jimi, esse era o meu favorito. Hendrix teve uma influência enorme para mim.

Comentário: Como qualquer fã do Guns que se preze ja sabe, Slsh é um grade fã de Jimi Hendrix. Um dos símbolos dessa admiração é o belo improviso sobre a base de 'Voodoo Child' que Slash fazia questao de tocar na introdução e no final de 'Civil War' nos shows do Guns n' Roses. 'Axis: Bold as Love', segundo álbum de Jimi Hendrix, consolidou o guitarrista como um grande compositor, capaz de ir muito além dos grandes solos e riffs: Jimi sabia fazer música como poucos. Felzimente, Slash soube seguir o caminho de Hendrix e hoje também é um grande compositor, sem se perder em punhetações típicas de guitarristas como Steve Vai.

Veja Skid Row com Sebastian Back tocando: Little Wing
Ouça deste álbum: 'Spanish Castle Magic'
Encontre esse álbum: Axis: Bold as Love



'LED ZEPPELIN II'
Led Zeppelin


- É difícil escolher um favorito entre os discos do Led, mas este disco tem muitas músicas legais e eu realmente gostava deles quando eu comecei a tocar, e aquela introdução da 'Whole Lotta Love' foi uma das primeiras coisas que eu aprendi a tocar.

Comentário: Um disco que abre com 'Whole Lotta Love' - um dos melhores riffs da história do rock - só pode ser um discaço. Com músicas baseadas em clássicos do blues, 'Led Zeppelin II' é um disco pesado e forte, brutal e direto. Slash tocava diversas músicas do Led Zeppelin em suas bandas do tempo de colégio. E o guitarrista não perdeu o hábito: sempre que possível, ele adora tocar um Led Zeppelin, como no vídeo abaixo de Slash dando uma canja no show do Camp Freddy tocando... ela mesmo, 'Whole Lotta Love'.

Assista Slash e Camp Freddy tocando: Whole Lotta Love
Ouça deste álbum: Whole Lotta Love
Encontre esse álbum: Led Zeppelin II



DISRAELI GEARS Cream

- Esse disco foi puta importante para mim. O solo de 'Sunshine of Your Love' deve ter sido o primeiro que eu aprendi.

Comentário: Este blogueiro nunca ouviu o disco 'Disraeli Gears'. Mas isso vai mudar em breve, já encomendei o CD pela internet e logo vou recebê-lo aqui em casa pelo correio!

Encontre esse álbum: Disraeli Gears


LEIA MAIS:

Slash tem mais de 80 guitarras
Velvet Revolver faz show acústico
Slash entre as 10 maiores lendas do rock
Slash não consegue tocar bateria
Slash toca Paradise City novamente
FIRE, novo disco de Izzy totalmente acústico!





Encontre: Sticky Fingers; Rocks; Axis: Bold as Love; Led Zeppelin II; Disraeli Gears; DVDs do Guns n' Roses

2 comentários:

Anônimo disse...

Remarkable things here. I am very satisfied to see your article.
Thank you a lot and I am taking a look forward to contact you.
Will you please drop me a mail?

Feel free to surf to my site: how to get more instagram followers instantly

Anônimo disse...

It's a shame you don't have a donate button! I'd without a doubt donate to this excellent blog! I guess for now i'll settle for book-marking and adding your
RSS feed to my Google account. I look forward to new updates and will talk about this blog
with my Facebook group. Talk soon!

Here is my webpage :: bathroom remodeling