sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

GUNS N' ROSES Greatest Hits, o álbum proibido do Guns, no topo da Billboard

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: Billboard.com#1; Billboard.com#2; HTGTH.com#1; Wikipedia.org; Geffen.com; Blabbermouth.net; HTGTH.com#2
Imagens: Geffen.com


A coletânea 'Greatest Hits' do Guns n' Roses, o álbum 'proibido' lançado contra a vontade da banda em 2004, atingiu o topo da parada 'Top Pop Catalog' da Billboard na semana passada. Isso significa que 'Greatest Hits' foi o disco pop de catálogo mais vendido nos EUA na primeira semana de dezembro deste ano.

As boas vendas de 'Greatest Hits' não chegam a surpreender: o CD está há mais de 190 semanas na parada 'Top Pop Catalog' da Billboard e acumula mais de 3 milhões de cópias vendidas só nos Estados Unidos. Na época do lançamento, atingiu o topo das paradas no Reino Unido e a 3ª posição nos EUA. Além disso, o CD está sendo oferecido a preços bem baixos - apenas 5 dólares (menos de R$ 10,00) - em promoções na rede de supermercados Wal-Mart, que têm mais de 3.800 lojas espalhadas por todos os EUA. Junte isso tudo à chegada do Natal - época em que muita gente compra coletâneas para presentear amigos e familiares - e está explicado o recente sucesso do álbum.

Apesar do sucesso de vendas, 'Greatest Hits' não teria sido lançado se dependesse da vontade de Axl Rose, Slash e Duff Mckagan. O disco foi lançado pela Geffen Records sem o consentimento dos três, que entraram na justiça alegando que a banda não aprovou a escolha de músicas, a arte do CD, a data de lançamento nem a remasterização das faixas. Axl ainda alegou que o lançamento de 'Greatest Hits' o obrigaria a adiar o lançamento de 'Chinese Democracy'.

O problema é que foi justamente o atraso de Axl em lançar 'Chinese Democracy' que levou a Geffen a lançar 'Greatest Hits'. Quem revelou isso foi um executivo da Geffen, que afirmou 'em off' à agência Reuters que a gravadora já estava cansada de esperar por 'Chinese Democracy' e que Axl já havia consumido mais de 13 milhões de dólares no projeto sem dar qualquer retorno à gravadora. 'Todo ano Axl inventa uma nova razão para não lançar o álbum. Se ele tivesse lançado 'Chinese Democracy' há sete anos, como vem prometendo, nada disso estaria acontecendo agora', disse o executivo da Geffen.

O fato é que Axl, Slash e Duff perderam a disputa na justiça contra a Geffen, o 'álbum proibido' foi lançado e a gravadora conseguiu o que queria: as vendas de 'Greatest Hits' têm ajudado a cobrir o prejuízo milionário causado pelos gastos de Axl Rose com Chinese Democracy.


LEIA MAIS:

Slash sabe porque Axl Rose ainda não lançou Chinese Democracy
"Fazer um disco por dez anos não é normal", diz Michael Monroe sobre Axl Rose
A Internet leva a DEMOCRACIA para as massas (Matéria Traduzida)





Encontre: Greatest Hits; Axl Rose; Chinese Democracy; DVDs do Guns n' Roses

Nenhum comentário: