terça-feira, 18 de dezembro de 2007

PIADA? Chinese Democracy é eleito o 'álbum do ano' pela revista Classic Rock

Texto: Luciano Loccy (DIREITOS RESERVADOS/REPRODUÇÃO PROIBIDA)
Fontes: ClassicRockMagazine.com
Imagem: ClassicRockMagazine.com


A revista britânica Classic Rock elegeu 'Chinese Democracy' como o ÁLBUM DO ANO DE 2007 (Álbum of the Year). O problema é que até os azulejos do Centro Olímpico de Pequim sabem que 'Chinese Democracy' AINDA não foi lançado. Outro detalhe: lendo a matéria, (reprodução ao lado) não dá para ter certeza se a escolha da revista é 'autêntica' ou se trata-se de uma... piada!

Veja com exclusividade aqui no blog NoticiasDoGuns a tradução desta matéria (o scan da revista pode ser visto aqui: SCAN).

- As músicas que mais ouvimos neste ano não estão disponíveis para venda. Mas milhares (talvez milhões) de pessoas já ouviram 'Chinese Democracy', 'Better', 'The Blues', 'IRS', 'There was a Time', 'Madagascar' e 'Catcher in the Rye' na internet. Álbum não lançado? Falou então! As músicas de 'Chinese Democracy' podem ser baixadas em poucos minutos na internet. Claro que preferiríamos eleger o verdadeiro 'Chinese Democracy' como álbum do ano, mas o fato é que 'o gênio já escapou da lâmpada'. E estas faixas são mais que as melhores músicas do ano: são a música de um dos mais importantes artistas do rock capturando com sucesso o espírito de seu tempo.

Esse é o primeiro trecho da matéria. A frase 'um dos mais importantes artistas do rock capturando com sucesso o espírito de seu tempo' não parece irônica para você?. Para este blogueiro parece. E a matéria continua...

- Qualquer um que imaginou que Axl Rose esteja pirado dentro de um estúdio vai se chocar: em suas novas músicas, ele se mostra articulado, passional, ambicioso e com um alvo bem definido: produzir música épica e grandiosa, o verdadeiro rock do Século XXI. 'Better' é trovejante, funkeada e pesadaça, com as guitarras de Buckethead e Robin Finck servindo de anteparo para a letra desesperada de Axl. Em 'The Blues' Axl faz uma balada no melhor estilo Elton John sem cair na auto-indulgência de 'November Rain'. Claro que 'There was a Time', 'Catcher in the Rye' e 'IRS' são parecidas com 'The Blues', mas todas elas têm refrões, solos e emoção em grande escala. Já em 'Chinese Democracy' Axl retorna ao rock básico e parece ate estar se divertindo.

Neste segundo trecho a revista diz que 'Axl quer 'produzir música épica e grandiosa, o verdadeiro rock do Século XXI'. Leia de novo a frase acima e me responda: a revista está falando sério ou tirando uma com a cara de todo mundo? Outra coisa: a revista diz que QUATRO músicas são praticamente iguais. Desde quando isso é elogio? E desde quando a letra de 'Chinese Democracy' é divertida?

Isso me cheira a ironia brava. E você, o que acha? Deixe seu comentário! E leia abaixo o que a revista já publicou sobre o Guns n' Roses no começo deste ano...


LEIA MAIS:

CLASSIC ROCK: Guns n' Roses versus Velvet Revolver
CLASSIC ROCK: Matéria revela bastidores do Velvet Revolver
CLASSIC ROCK Revista disseca 'Chinese Democracy' faixa a faixa!
REVISTA Guns n' Roses na capa da CLASSIC ROCK





Encontre: Chinese Democracy; Axl Rose

Um comentário:

Elias disse...

Acho que não teve ironia, até porque eles elogiaram muito as músicas também na edição de Maio, se não me engano, quando dissecaram as demos que vazaram.

Também acho que vocÊ deixou a emoção falar um pouco alto na análise. Quando vocÊ fala que a revista "diz que QUATRO músicas são praticamente iguais", na verdade ela tinha falado que são parecidas - isso de acordo com sua tradução, porque não conseguir ler na página scaneada.

Ah, e quando a revista fala: "Já em 'Chinese Democracy' Axl retorna ao rock básico e parece ate estar se divertindo", ficou claro que ela se referia ao fato de ele estar se divertindo com o fato de tocar rock, e em nenhum momento citou a letra da música.

E parabéns pelo blog, o site mais completo e informativo que já vi sobre o Guns e seus (ex)integrantes do Brasil. Sempre estou acompanhando.

Abraços